Do cinema educativo à pedagogia da criação: potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5743Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídia-Educação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ? em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ? no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.
Palavras-chave: Cinema e Educação. Cultura Digital. Pedagogia da criação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.