Do cinema educativo à pedagogia da criação: potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5743

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídia-Educação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ? em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ? no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.

Palavras-chave: Cinema e Educação. Cultura Digital. Pedagogia da criação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Domingues Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (UFRGS). Pós-graduação em Mídias na Educação (CINTED-UFRGS-MEC). Graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DOMINGUES RAMOS, L.; BOLL, C. I. Do cinema educativo à pedagogia da criação: potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5743. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5743. Acesso em: 16 abr. 2024.