O desenvolvimento da personalidade como processo dependente do trabalho educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5685

Resumo

Resumo: O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a inter-relação da teoria da atividade com o trabalho educativo no desenvolvimento da personalidade humana. A investigação é de natureza qualitativa na área da Educação e está caracterizada na modalidade de Estudo de Caso. A pesquisa desenvolveu-se a partir de questionário e entrevista junto a sete professores que lecionam na Educação Básica. Os dados foram organizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e problematizados com apoio no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Na análise foram destacadas duas categorias: o (i) ensino e o (ii) estudo. Os resultados mostram que o trabalho educativo é determinante na constituição da personalidade humana. As atividades de ensino e de estudo são elementos do trabalho educativo que possibilitam formar marcas constitutivas nos sujeitos, favorecendo a aprendizagem de conhecimentos científico-escolares e estimulando o desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas e a transformação da personalidade de alunos e professores

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Estudo. Teoria da Atividade. Trabalho Educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

WYZYKOWSKI, T.; DALLAGNOL FRISON, M. O desenvolvimento da personalidade como processo dependente do trabalho educativo. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5685. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5685. Acesso em: 24 abr. 2024.