O desenvolvimento da personalidade como processo dependente do trabalho educativo
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5685Resumo
Resumo: O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a inter-relação da teoria da atividade com o trabalho educativo no desenvolvimento da personalidade humana. A investigação é de natureza qualitativa na área da Educação e está caracterizada na modalidade de Estudo de Caso. A pesquisa desenvolveu-se a partir de questionário e entrevista junto a sete professores que lecionam na Educação Básica. Os dados foram organizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e problematizados com apoio no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Na análise foram destacadas duas categorias: o (i) ensino e o (ii) estudo. Os resultados mostram que o trabalho educativo é determinante na constituição da personalidade humana. As atividades de ensino e de estudo são elementos do trabalho educativo que possibilitam formar marcas constitutivas nos sujeitos, favorecendo a aprendizagem de conhecimentos científico-escolares e estimulando o desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas e a transformação da personalidade de alunos e professores
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Estudo. Teoria da Atividade. Trabalho Educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.