A partir da segunda metade do século XX, a Informática passou a ocupar lugar de destaque na sociedade, criando novas formas de interação entre seres humanos e máquinas. De mainframes e ARPANET aos computadores pessoais, smartphones e Internet, artefatos, técnicas e ideias do campo da Informática passaram progressivamente a ser incorporadas pela sociedade, mediando e influenciando as relações socioculturais através de laços cada vez mais sólidos com a subjetividade humana. Desse modo, a proposta deste dossiê é reunir pesquisas que abordem diferentes dimensões que envolvam Informática e Sociedade, suscitando debates e diálogos de maneira crítica e inovadora sobre seus aspectos educacionais, socioculturais e políticos. A edição engloba  trabalhos científicos sobre experiências educacionais e perspectivas históricas das tecnologias computacionais, assim como  inclusão digital e mundo do trabalho, cultura maker e hacker, dimensões éticas e políticas dos usos de redes sociais.

Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos)
Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)
Organizadores

 Capa: Foto de Oleg Magni (Pexels)

 

Publicado: 2019-12-06

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