Mobilidade digital no curso de pedagogia: o que pensam os docentes sobre o celular na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3609Resumo
Resumo: Este artigo objetiva contribuir com a discussão sobre as tecnologias móveis no Ensino Superior, em especial o celular conectado à Internet. O propósito da pesquisa foi compreender os sentidos que os professores do curso de Pedagogia constroem em relação ao uso do celular com conexão à Internet em sala de aula. Os princípios da pesquisa qualitativa, na perspectiva histórico-cultural, embasaram o estudo com respaldo em Vygotsky (1995; 2001; 2007) e Bakhtin (2003); também foram usados os estudos sobre celular e mobilidade física e informacional na educação, a partir de Lemos (2005; 2009; 2010), Lévy (2010), Silva (2013), Santaella (2007; 2013), Cordeiro e Bonilla (2015; 2017), entre outros. A entrevista foi o instrumento desencadeador do discurso junto aos docentes que optaram por participar da pesquisa. Os resultados evidenciaram que os docentes estão construindo seus sentidos e significados a partir do que conhecem e das vivências tecidas com as tecnologias móveis. O uso do celular para consumo de informações na rede, com o intuito de realizar pesquisas, é o mais destacado pelos entrevistados como um uso significativo e permitido. Os docentes veem o celular na sala de aula como algo incômodo, causador de dispersão e de falta de concentração. A mobilidade informacional e do pensamento do estudante, a partir do uso do celular, confronta-se com a necessidade do professor de ter esse estudante conectado à aula e não à rede. Tal realidade causa tensões e desafios de ser docente na cultura digital.
Palavras-chave: Tecnologias móveis. Docente. Cultura digital. Sentido e Significado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.