Mobilidade digital no curso de pedagogia: o que pensam os docentes sobre o celular na sala de aula

Autores

  • Elzicleia Tavares dos Santos Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação Campus X

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3609

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva contribuir com a discussão sobre as tecnologias móveis no Ensino Superior, em especial o celular conectado à Internet. O propósito da pesquisa foi compreender os sentidos que os professores do curso de Pedagogia constroem em relação ao uso do celular com conexão à Internet em sala de aula. Os princípios da pesquisa qualitativa, na perspectiva histórico-cultural, embasaram o estudo com respaldo em Vygotsky (1995; 2001; 2007) e Bakhtin (2003); também foram usados os estudos sobre celular e mobilidade física e informacional na educação, a partir de Lemos (2005; 2009; 2010), Lévy (2010), Silva (2013), Santaella (2007; 2013), Cordeiro e Bonilla (2015; 2017), entre outros. A entrevista foi o instrumento desencadeador do discurso junto aos docentes que optaram por participar da pesquisa. Os resultados evidenciaram que os docentes estão construindo seus sentidos e significados a partir do que conhecem e das vivências tecidas com as tecnologias móveis. O uso do celular para consumo de informações na rede, com o intuito de realizar pesquisas, é o mais destacado pelos entrevistados como um uso significativo e permitido. Os docentes veem o celular na sala de aula como algo incômodo, causador de dispersão e de falta de concentração. A mobilidade informacional e do pensamento do estudante, a partir do uso do celular, confronta-se com a necessidade do professor de ter esse estudante conectado à aula e não à rede. Tal realidade causa tensões e desafios de ser docente na cultura digital.

Palavras-chave: Tecnologias móveis. Docente. Cultura digital. Sentido e Significado.

Biografia do Autor

Elzicleia Tavares dos Santos, Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação Campus X

Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atua na area da educação.

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Publicado

2019-12-04