A transposição didática na elaboração de um objeto de aprendizagem no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3503Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever como questões da teoria da Transposição Didática estão presentes na construção de um Objeto de Aprendizagem no GeoGebra e algumas contribuições disso na Educação Matemática com Tecnologias Digitais. Para isso, apresenta-se o que se compreendem como Objetos de Aprendizagem e os diferentes processos e ações no processo da Transposição Didática. Na sequência, descreve-se como essas questões teóricas estiveram presentes na elaboração do simulador, o qual é compreendido como um Objeto de Aprendizagem. Na descrição, evidenciou-se que parte dos processos e ações da Transposição Didática estiveram presentes na elaboração, mesmo que ele não tenha sido idealizado à luz desta teoria. Neste sentido, conclui-se que na utilização das Tecnologias Digitais na Educação da Matemática é possível perceber características da Transposição Didática.
Palavras-chave: Transposição Didática; Objeto de Aprendizagem; GeoGebra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.