O Scratch como programa de autoria na criação literária

Autores

  • Moisa Aparecida da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriel Gerber Hornink Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3547

Resumo

Resumo: Apresentamos o uso do software Scratch como um sistema de autoria e inovação pedagógica na área de linguagem, incluso na construção de narrativas digitais e potencialização de importantes funções psíquicas superiores. Objetivamos compreender o desenvolvimento da criatividade literária a partir da construção de narrativas digitais no Scratch. A partir de uma pesquisa participante, desenvolvemos um estudo qualitativo com jornal de pesquisa e dados das versões finais das narrativas produzidas no Scratch. Realizamos ações de campo junto aos discentes do segundo ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do sul de Minas Gerais. Fizemos uma correlação subjetiva com as narrativas produzidas, avaliando-as do ponto de vista textual e em relação à criatividade. Destacamos nos resultados a escrita de textos os quais atendem ao gênero proposto, com marcas de autoria e uso da memória, atenção, pensamento, linguagem e imaginação. Evidenciamos a importância do professor na elaboração de uma sequência didática que desperte o interesse do aluno, a necessidade da mediação semiótica para construção de sentido à atividade proposta e a potencialização da criatividade literária nas narrativas produzidas.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Scratch. Autoria. Criatividade.

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Publicado

2019-12-04