O Scratch como programa de autoria na criação literária
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3547Resumo
Resumo: Apresentamos o uso do software Scratch como um sistema de autoria e inovação pedagógica na área de linguagem, incluso na construção de narrativas digitais e potencialização de importantes funções psíquicas superiores. Objetivamos compreender o desenvolvimento da criatividade literária a partir da construção de narrativas digitais no Scratch. A partir de uma pesquisa participante, desenvolvemos um estudo qualitativo com jornal de pesquisa e dados das versões finais das narrativas produzidas no Scratch. Realizamos ações de campo junto aos discentes do segundo ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do sul de Minas Gerais. Fizemos uma correlação subjetiva com as narrativas produzidas, avaliando-as do ponto de vista textual e em relação à criatividade. Destacamos nos resultados a escrita de textos os quais atendem ao gênero proposto, com marcas de autoria e uso da memória, atenção, pensamento, linguagem e imaginação. Evidenciamos a importância do professor na elaboração de uma sequência didática que desperte o interesse do aluno, a necessidade da mediação semiótica para construção de sentido à atividade proposta e a potencialização da criatividade literária nas narrativas produzidas.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Scratch. Autoria. Criatividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.