Informática & sociedade no ensino de programação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3581Resumo
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados, desafios e aprendizados do curso de introdução à programação em Python, Java e C++, oferecido pelos Laboratório de Informática para Educação (LIpE) e Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para um público diversificado e majoritariamente oriundo do ensino médio de escolas públicas do estado. Iniciado nas escolas do Rio, devido à necessidade de estudantes capacitados e engajados na manutenção e operação de laboratórios de informática restaurados pelo LIpE e reforçado pelo voluntarismo de estudantes universitários, o curso conta com centenas de estudantes e mais de três anos de realização bem-sucedida. Sustentado por mão de obra voluntária e baseado em tutoria, combinamos o ensino teórico e prático da programação com aulas contextuais que discutem a história e implicações sociotécnicas da computação. Contamos também com turmas dedicadas a mulheres, com monitoras e professoras para incentivar a maior participação feminina na área da tecnologia e computação. Vários estudantes egressos do curso conseguiram melhorar seu desempenho escolar a ponto de passar no vestibular para a UFRJ e tornam-se colaboradores voluntários como monitores para a continuidade do projeto. O curso é exemplo da integração do tripé acadêmico ensino-pesquisa-extensão, integrando as pesquisas produzidas pela linha de pesquisa em Informática e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da UFRJ nas aulas contextuais e servindo como laboratório para o desenvolvimento de materiais didáticos e softwares.
Palavras-chave: Informática. Sociedade. Programação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.