Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação: inventividade e produção de subjetividades

  • Francieli Motter Ludovico Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Silva Campelo Costa Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Resumo: A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias de Comunicação Digital. Singularização. Educação.

Biografia do Autor

Francieli Motter Ludovico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Letras; Graduada em Letras Licenciatura- Português/Inglês. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Dois Vizinhos. e-mail: franludovico@hotmail.com

Patrícia Silva Campelo Costa Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática da Educação e em Linguística Aplicada; Mestre em Letras; Graduada em Letras Licenciatura- Português/ Inglês. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e do Instituto de Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. e-mail: patrícia.campelo@ufrgs.br

Publicado
2019-12-04