Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação: inventividade e produção de subjetividades

Autores

  • Francieli Motter Ludovico Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Silva Campelo Costa Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3602

Resumo

Resumo: A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias de Comunicação Digital. Singularização. Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francieli Motter Ludovico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Letras; Graduada em Letras Licenciatura- Português/Inglês. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Dois Vizinhos. e-mail: [email protected]

  • Patrícia Silva Campelo Costa Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática da Educação e em Linguística Aplicada; Mestre em Letras; Graduada em Letras Licenciatura- Português/ Inglês. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e do Instituto de Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. e-mail: patrí[email protected]

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação: inventividade e produção de subjetividades. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3602. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3602. Acesso em: 3 jul. 2026.