Um recorte da história do software livre no estado brasileiro: um estudo de caso do programa de software livre do SERPRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3476

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado interdisciplinar que buscou compreender como se deu o processo de construção de um software livre por usuários e desenvolvedores de uma empresa estatal brasileira de tecnologia da informação no período de 2003 a 2018, durante o qual vigorou um programa que tinha, entre seus objetivos, o fomento do mercado nacional de software. Como uma das motivações, são apresentados questionamentos sobre a efetividade de projetos estatais de software livre, feitas por Birkinbine (2016), Oram(2016), e representantes do mercado brasileiro de software. Nessa pesquisa, qualitativa, exploratória e descritiva foram utilizados dados primários coletados a partir de um estudo de caso e dados secundários coletados a partir de pesquisa de documentos compilados ou feitos por outros autores. O estudo de caso consistiu de observação direta intensiva pelo instrumento da entrevista. Foram objetos da pesquisa tanto atores humanos (usuários e desenvolvedores) quanto não-humanos (o software selecionado). Para a análise dos resultados foi utilizado o conceito de software livre da Free Software Foundation – FSF e contribuições da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg(2013). A pesquisa assumiu como premissas a existência de intersecções entre os conjuntos de características do software livre, da economia solidária e da tecnologia social. Nas considerações finais, abordamos contradições encontradas nos discursos favoráveis e contrários à produção de software livre pelo Estado. Os resultados indicaram que entre mais de 800 projetos de software criados pela empresa e classificados por ela como softwares livres, apenas 4 eram softwares livres de acordo com a FSF.

Palavras-chave: Economia Solidária. Empresa Estatal. Empresa Pública. Software Livre. Tecnologia Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Gomes da Silva Lisboa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPTGE

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

LISBOA, F. G. da S.; ZAZULA BEATRIZ, M. Um recorte da história do software livre no estado brasileiro: um estudo de caso do programa de software livre do SERPRO. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3476. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3476. Acesso em: 29 mar. 2024.