Competências digitais de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3596

Resumo

 Resumo: À medida que as tecnologias digitais de informação e comunicação, conectadas em rede, se expandem, a formação profissional docente precisa se adaptar à realidade educacional. Perguntamos: quais as competências digitais são necessárias para o intercâmbio de práticas e recursos educacionais entre professores? O foco da pesquisa foi nos professores de Educação Básica no município de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa analisou a autoavaliação de 339 professores e a investigação ocorreu com entrevista não estruturada, observação participante e análise de material bibliográfico. Os dados mais relevantes encontrados mostram que as competências em informação, comunicação e tecnológicas estão parcialmente desenvolvidas e as pedagógicas ainda necessitam serem desenvolvidas em professores. Estes mostram habilidades para compartilhar ideias, experiências e atitudes para se comunicar; porém falta adequar as tecnologias à prática pedagógica e desenvolver liderança em rede.

Palavras-chave: Competências digitais. Competências docentes. Educação básica. Recursos educacionais. Práticas educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação, Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Bacharela em Administração Pública e Licenciada em Matemática. Assessora em Tecnologia Educacional na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

  • Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

    Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Premiada no 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil.

  • Violeta Cebrián-Robles, Dpto. Didáctica, Organización Escolar y Métodos de Investigación. Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad de Vigo

    Doctoranda en el programa de Doctorado Interuniversitario en Equidad e Innovación en Educación de la Universidad de Vigo. Licenciada en Derecho. Máster en Educación. Máster en Derecho. Experto en Mediación. Gestión de proyectos y Tutora de acciones formativas online en empresas del sector de formación. Miembro del Grupo de investigación en Equidad e Innovación en Educación de la Universidad de Vigo.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Competências digitais de docentes da educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3596. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3596.. Acesso em: 20 set. 2024.