Competências digitais de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3596

Resumo

 Resumo: À medida que as tecnologias digitais de informação e comunicação, conectadas em rede, se expandem, a formação profissional docente precisa se adaptar à realidade educacional. Perguntamos: quais as competências digitais são necessárias para o intercâmbio de práticas e recursos educacionais entre professores? O foco da pesquisa foi nos professores de Educação Básica no município de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa analisou a autoavaliação de 339 professores e a investigação ocorreu com entrevista não estruturada, observação participante e análise de material bibliográfico. Os dados mais relevantes encontrados mostram que as competências em informação, comunicação e tecnológicas estão parcialmente desenvolvidas e as pedagógicas ainda necessitam serem desenvolvidas em professores. Estes mostram habilidades para compartilhar ideias, experiências e atitudes para se comunicar; porém falta adequar as tecnologias à prática pedagógica e desenvolver liderança em rede.

Palavras-chave: Competências digitais. Competências docentes. Educação básica. Recursos educacionais. Práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação, Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Bacharela em Administração Pública e Licenciada em Matemática. Assessora em Tecnologia Educacional na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Premiada no 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil.

Violeta Cebrián-Robles, Dpto. Didáctica, Organización Escolar y Métodos de Investigación. Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad de Vigo

Doctoranda en el programa de Doctorado Interuniversitario en Equidad e Innovación en Educación de la Universidad de Vigo. Licenciada en Derecho. Máster en Educación. Máster en Derecho. Experto en Mediación. Gestión de proyectos y Tutora de acciones formativas online en empresas del sector de formación. Miembro del Grupo de investigación en Equidad e Innovación en Educación de la Universidad de Vigo.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

PERIN, E. dos S.; FREITAS, M. do C. D.; CEBRIÁN-ROBLES, V. Competências digitais de docentes da educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3596. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3596. Acesso em: 29 mar. 2024.