Perspectivas sobre o uso de metodologias ativas no contexto da cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3498Resumo
Resumo: Frente aos desafios atuais da educação em contexto de cultura digital e de sociedade da informação, é importante pensar sobre as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula de modo a oportunizar a formação de um estudante atuante sobre esse contexto social e cultural. Nesse sentido, as metodologias ativas demonstram possibilidades de trabalho onde o estudante pode ter ação autônoma, criativa e exploradora do aprendizado fortalecido pelo suporte do professor enquanto mediador e questionador. O presente artigo se propõe a explorar perspectivas quanto ao uso dessas metodologias ativas diante do cenário cultural atual, refletindo sobre cultura, cada dia mais também digital, e sobre as relações feitas entre os termos ‘metodologias ativas’ e ‘aprendizagem ativa’, a partir do questionamento sobre a sua relevância pedagógica e as discussões existentes entre as metodologias e o momento social/cultural em que se vive. Em reflexão referente a isso, percebe-se o uso dessas metodologias enquanto possibilidade de fornecer um espaço mais atuante para o estudante, que é um ser naturalmente ativo, em sala de aula e trabalhar com diferentes metodologias favorecendo as várias habilidades presentes nos estudantes de uma turma.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Cultura digital. Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.