Linha do tempo interativa no ensino de história

  • Luis Antonio Tavares UNICAMP / IFSULDEMINAS http://orcid.org/0000-0001-8076-733X
  • Lucas Lopes Maldonado Discente do Instituto Federal do Sul de Minas.
  • Luciane Almeida Instituto Federal de Minas Gerais
  • Tiago Morais Pereira Instituto Federal do Sul de Minas.
  • Sérgio Amaral Faculdade de Educação da UNICAMP.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de objeto de aprendizagem para a área de conhecimento de história, consistindo em uma linha do tempo interativa na qual o usuário pode navegar por eventos através de sua relação temporal e, inclusive, criar suas próprias linhas do tempo. A proposta tem como contribuição uma aproximação entre as práticas escolares e a realidade tecnológica do cotidiano do estudante, através de uma ferramenta pedagógica interativa. Também é uma solução que busca sanar uma grande dificuldade da era digital: lidar com grandes volumes de dados, possibilitando uma visualização gráfica mais dinâmica e intuitiva. Seu grande diferencial é ser a primeira ferramenta gratuita disponível na internet para criação e estudo usando linhas do tempo interativas.

Palavras-chave: Linha do tempo. Aplicações interativas. Tecnologia na educação. Objetos de aprendizagem. Ensino de história.

Biografia do Autor

Luis Antonio Tavares, UNICAMP / IFSULDEMINAS
Professor de Computação do Instituto Federal do Sul de Minas, Mestre em Engenharia Elétrica com Área de Concentração em Engenharia de Computação pela UNICAMP, doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.
Lucas Lopes Maldonado, Discente do Instituto Federal do Sul de Minas.
Discente do Instituto Federal do Sul de Minas.
Luciane Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais
Professora de História do Instituto Federal Minas Gerais - IFMG. Doutora em História pela UFMG.
Tiago Morais Pereira, Instituto Federal do Sul de Minas.
Discente do Instituto Federal do Sul de Minas.
Sérgio Amaral, Faculdade de Educação da UNICAMP.
Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Publicado
2019-12-04