Linha do tempo interativa no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3522Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de objeto de aprendizagem para a área de conhecimento de história, consistindo em uma linha do tempo interativa na qual o usuário pode navegar por eventos através de sua relação temporal e, inclusive, criar suas próprias linhas do tempo. A proposta tem como contribuição uma aproximação entre as práticas escolares e a realidade tecnológica do cotidiano do estudante, através de uma ferramenta pedagógica interativa. Também é uma solução que busca sanar uma grande dificuldade da era digital: lidar com grandes volumes de dados, possibilitando uma visualização gráfica mais dinâmica e intuitiva. Seu grande diferencial é ser a primeira ferramenta gratuita disponível na internet para criação e estudo usando linhas do tempo interativas.
Palavras-chave: Linha do tempo. Aplicações interativas. Tecnologia na educação. Objetos de aprendizagem. Ensino de história.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.