Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e teorias educacionais: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3610Resumo
Resumo: O presente trabalho visa à compreensão do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), especificamente aspectos referentes à temática “Teorias Educacionais relacionadas às TIC no Ensino de Ciências” em contexto brasileiro. Apresentamos um panorama dos trabalhos relacionados à temática, por meio do estado do conhecimento de teses e dissertações, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 1998 a 2018. Utilizamos a análise de conteúdo de acordo com três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. O corpus de análise constitui-se de 15 trabalhos. A partir da análise, elaboramos duas categorias: 1. Contexto das pesquisas relacionadas às TIC e às teorias educacionais no Ensino de Ciências e 2. Enfoque das pesquisas relacionadas às TIC e às teorias educacionais no Ensino de Ciências. A partir da análise, identificamos as regiões, as categorias administrativas e as Instituições de Ensino Superior (IES), os Programas de Pós-Graduação, tipo de publicação, períodos de frequências de maior preocupação dos pesquisadores em relação à temática. Após a identificação do enfoque das pesquisas referentes aos níveis de ensino e teorias educacionais utilizadas no Ensino de Ciências, evidenciamos que a Educação Básica é o nível de ensino mais investigado. E as teorias mais utilizadas são: histórico-cultural, aprendizagem significativa e desenvolvimento cognitivo. Também foram identificadas, em menor frequência, as teorias: Framework TPACK, Flexibilidade cognitiva, construcionista, conectivismo, Taxonomia de Bloom do Domínio cognitivo e SOLO. Este panorama contribui para apresentar lacunas e propiciar reflexões sobre novas questões de pesquisas a serem investigadas.
Palavras-chave: Tecnologias no ensino. Teorias educacionais. Ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.