Análise de um objeto de aprendizagem sob o viés do par dialético empírico e teórico
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3484Resumo
Resumo: As transformações pelas quais a sociedade vem passando, devido acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, repercutem na forma como o ensino é organizado. Acredita-se que o uso dos computadores em ambientes escolares pode transformar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, é importante que o professor esteja familiarizado com o seu potencial, considerando o computador como instrumento pedagógico na preparação de suas aulas. Com o intuito de auxiliar professores de Matemática no momento de construir ou escolher Objetos de Aprendizagem (OA) para serem utilizados em suas aulas como instrumentos pedagógicos, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do OA ‘Jogo de Bilhar’, aplicado ao ensino da trigonometria no triângulo retângulo, a luz do par dialético empírico e teórico. Entende-se que este pode ser um indicador de análise de Objetos de Aprendizagem auxiliando o professor na escolha de situações de ensino e/ou Objetos de Aprendizagem para desenvolver em suas aulas. Este texto é parte de uma dissertação que trata sobre OA aplicados ao ensino da trigonometria sob a luz dos pares dialéticos. Para este artigo foi realizada a análise somente de um objeto, este selecionado por pertencer a um site de propriedade do Ministério da Educação (MEC). Não obstante, a análise de outros objetos pode ser encontrada no texto completo da dissertação publicada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Palavras-chave: Teoria Materialista Histórica-Dialética. Objeto de Aprendizagem. Ensino da Trigonometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.