Currículo integrado e práticas pedagógicas nos IFs: mapeamento de pesquisas em bases de dados
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3592Resumo
Resumo: O presente artigo refere-se ao recorte de uma investigação que está em desenvolvimento na Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS. Teve como objetivo mapear pesquisas que tratam sobre currículo e práticas pedagógicas integradoras nos Institutos Federais de Educação, no período que compreende os anos de 2014 a 2018. Para tanto, trabalhou-se com a abordagem qualitativa e a análise documental. Foram selecionadas quatro fontes para a coleta de informações, a saber: a Base de Dados de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Portal de Periódicos da CAPES, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e uma obra lançada no I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, a qual reúne pesquisas na Rede Federal, em diferentes estados do Brasil. A partir do material analisado, permite-se concluir que diversas práticas podem traduzir a integração curricular, sob diferentes perspectivas teóricas e que muitas alternativas integradoras foram evidenciadas em variadas experiências pedagógicas.
Palavras-chave: Práticas Integradoras. Instituto Federal de Educação. Ensino Médio.
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