Interação criança-robô: análise e avaliação de indicadores de aceitação de robôs e experiências de interação

  • Fátima Colferai
  • Roberta Dall Agnese da Costa Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber

Resumo

Resumo: Este trabalho visa identificar, avaliar e relacionar fatores e indicadores que possam ser aplicados na compreensão da interação entre crianças e robôs no contexto educativo. Apoiados na legislação educacional atual, que determina a incorporação de temas relativos à tecnologia e a computação em todas etapas da Educação Básica, foi planejada e executada uma atividade pedagógica baseada em diferentes experiências sensoriais e cognitivas com um robô humanoide. Participaram da atividade dezenove crianças entre quatro e cinco anos de uma Escola de Educação Infantil privada, os professores titulares das turmas e a professora de robótica. Para avaliar a proposta optou-se por dois tipos de questionários: um aplicado às crianças participantes da pesquisa e outro às professoras titulares das turmas e a professora de robótica. Na avaliação, o resultado com as crianças foi satisfatório, pois pode-se perceber o seu envolvimento nas atividades com um robô, tornando-a lúdica. Por fim, considera-se que a incorporação da robótica em sala de aula estimula a curiosidade das crianças em entender como o robô funciona, desenvolvendo crianças com um potencial crítico e interesse em conhecer a área da tecnologia, da robótica e da programação, e ampliando assim o escopo da aprendizagem.

Palavras-chave: Interação criança-robô. Tecnologias de Informação e Comunicação. Atividade Pedagógica.

Publicado
2019-12-07