Interação criança-robô: análise e avaliação de indicadores de aceitação de robôs e experiências de interação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3603Resumo
Resumo: Este trabalho visa identificar, avaliar e relacionar fatores e indicadores que possam ser aplicados na compreensão da interação entre crianças e robôs no contexto educativo. Apoiados na legislação educacional atual, que determina a incorporação de temas relativos à tecnologia e a computação em todas etapas da Educação Básica, foi planejada e executada uma atividade pedagógica baseada em diferentes experiências sensoriais e cognitivas com um robô humanoide. Participaram da atividade dezenove crianças entre quatro e cinco anos de uma Escola de Educação Infantil privada, os professores titulares das turmas e a professora de robótica. Para avaliar a proposta optou-se por dois tipos de questionários: um aplicado às crianças participantes da pesquisa e outro às professoras titulares das turmas e a professora de robótica. Na avaliação, o resultado com as crianças foi satisfatório, pois pode-se perceber o seu envolvimento nas atividades com um robô, tornando-a lúdica. Por fim, considera-se que a incorporação da robótica em sala de aula estimula a curiosidade das crianças em entender como o robô funciona, desenvolvendo crianças com um potencial crítico e interesse em conhecer a área da tecnologia, da robótica e da programação, e ampliando assim o escopo da aprendizagem.
Palavras-chave: Interação criança-robô. Tecnologias de Informação e Comunicação. Atividade Pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.