Interação criança-robô: análise e avaliação de indicadores de aceitação de robôs e experiências de interação

Autores

  • Fátima Colferai
  • Roberta Dall Agnese da Costa Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3603

Resumo

Resumo: Este trabalho visa identificar, avaliar e relacionar fatores e indicadores que possam ser aplicados na compreensão da interação entre crianças e robôs no contexto educativo. Apoiados na legislação educacional atual, que determina a incorporação de temas relativos à tecnologia e a computação em todas etapas da Educação Básica, foi planejada e executada uma atividade pedagógica baseada em diferentes experiências sensoriais e cognitivas com um robô humanoide. Participaram da atividade dezenove crianças entre quatro e cinco anos de uma Escola de Educação Infantil privada, os professores titulares das turmas e a professora de robótica. Para avaliar a proposta optou-se por dois tipos de questionários: um aplicado às crianças participantes da pesquisa e outro às professoras titulares das turmas e a professora de robótica. Na avaliação, o resultado com as crianças foi satisfatório, pois pode-se perceber o seu envolvimento nas atividades com um robô, tornando-a lúdica. Por fim, considera-se que a incorporação da robótica em sala de aula estimula a curiosidade das crianças em entender como o robô funciona, desenvolvendo crianças com um potencial crítico e interesse em conhecer a área da tecnologia, da robótica e da programação, e ampliando assim o escopo da aprendizagem.

Palavras-chave: Interação criança-robô. Tecnologias de Informação e Comunicação. Atividade Pedagógica.

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Publicado

2019-12-07

Como Citar

COLFERAI, F.; COSTA, R. D. A. da; WEBBER, C. G. Interação criança-robô: análise e avaliação de indicadores de aceitação de robôs e experiências de interação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3603. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3603. Acesso em: 18 abr. 2024.