Trabalhando com funções do 1º e 2º graus com a utilização do Software Scientific Notebook
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1169Keywords:
Função do 1º Grau, Função do 2º Grau, Scientific Notebook, Visualização GeométricaAbstract
Este minicurso tem por objetivo proporcionar a revisão e a compreensão das funções do 1º e 2º graus, com o auxílio do Software Scientific Notebook (MACKICHAN SOFTWARE, 2013). A primeira aplicação deste minicurso ocorreu em 2005 com uma turma de estudantes do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de ensino de Caxias do Sul. Devido à aceitação, ao envolvimento e ao crescimento destes estudantes, propõe-se a utilização desta metodologia por professores de Matemática. O minicurso é estruturado em 5 módulos e as atividades privilegiam situações problemas do cotidiano, modeladas e resolvidas com o conteúdo abordado. É explorada a relação entre a forma algébrica com o tipo de gráfico produzido, as consequências gráficas quando variamos o coeficiente angular ou o coeficiente linear em uma função do 1º grau, o reconhecimento dos zeros de uma função tanto algebricamente quanto graficamente, a análise do crescimento e decrescimento de funções do 1º grau com a análise gráfica, a identificação da concavidade de uma parábola graficamente e por meio da lei da função, o reconhecimento da relação entre o vértice de uma parábola e os pontos de máximo e mínimo, e a identificação do sinal de uma função do 1º ou 2º grau a partir de seus zeros e da visualização geométrica. Nas vezes em que este minicurso foi aplicado, percebeu-se uma boa receptividade dos estudantes, além de um entendimento mais amplo do conteúdo, uma vez que oportuniza a relação dos conceitos com a interpretação geométrica e também com situações do cotidiano.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.