v. 1 n. 2 (2015)

					Visualizar v. 1 n. 2 (2015)
Publicado: 2016-01-05

Editorial

  • Apresentação

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Rodrigo Sychocki da Silva, Daiane Scopel Boff
    1
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1192
  • Corpo Editorial e Avaliadores Ad hoc

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1187

Comunicações Científicas

  • A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática

    Daiane Scopel Boff, Henri Luiz Fuchs
    4-13
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1204
  • Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental

    Karin Ritter Jelinek
    14-21
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1206
  • Aprendizagem significativa de Trigonometria

    Vanessa Cristina Rech Viganó, Isolda Gianni de Lima
    22-31
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1255
  • Fractais do tipo Dürer e Geogebra: uma aplicação para as Transformações Lineares

    Andréia Luisa Friske, Carmen Vieira Mathias
    32-41
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1247
  • O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática

    Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Maria Madalena Dullius, Susana Paula Graça Carreira
    42-51
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1223
  • Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem

    Paulo Jorge Magalhães Teixeira
    52-62
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1256
  • Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca

    Lília Cristina dos Santos Diniz Alves, Lucas Ferreira Rodrigues
    63-72
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1245

Oficinas

  • Aprendizagem significativa da função seno

    José Ricardo Ledur, Gabriele Molon
    73-80
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1199
  • LaTeX: produção e apresentação de textos científicos

    Felipe Furtado Lorenci, Stephanie Abé, Bernardo Abreu da Cruz, Carmen Vieira Mathias
    81-85
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1260
  • O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais

    Caroline Maffi, Francieli Bandeira de Fraga, Diego de Vargas Matos
    86-94
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1246

Palestras

  • Reflexões sobre a prática docente: o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Matemática

    Eliana Maria do Sacramento Soares
    95-133
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1273
  • Problemas que desafiam nossa intuição: recursos e modelos em discussão

    Diego Eduardo Lieban
    134
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1274

Relatos de Experiência

  • Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio

    Ludmila Maccali, Marli Terezinha Quartieri, Daniela Saldanha, Bruna dos Santos, Ieda Maria Giongo
    135-142
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1193
  • Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos

    Naira Girotto
    143-149
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1261
  • Educação inclusiva ou excludente?

    Daiane Frighetto, Fernanda Zorzi, Karine Kurmann
    150-157
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1267
  • Ensinando polinômios através da ludicidade

    Andressa Santos Vogel, Natacha Subtil, Mévelin Maus, Marlete Basso Roman, Sandra Denise Stroschein
    158-164
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1257
  • Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio

    Leila Inês Pagliarini Mello
    165-174
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275
  • Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática

    José Ricardo Ledur, Dênis Carrard Ledur
    175-182
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1202
  • Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Rodrigo Sychocki da Silva
    183-190
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1198
  • Planilhas eletrônicas: um recurso para aprender Matemática Financeira

    Dário Ribeiro, Aline Silva De Bona
    191-197
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1262
  • Por que apenas 5 poliedros de Platão?

    Leila Inês Pagliarini Mello, Juliana Mercedes Rheinheimer
    198-205
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1254
  • Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade

    Juliana Mercedes Rheinheimer, Antonio Oney de Souza
    206-213
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1253
  • Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática

    Camila e Silva Gomes, Javier García López
    214-221
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1270
  • Uma proposta interdisciplinar: da Via Láctea até os números em notação científica

    Cassiano Scott Puhl
    222-230
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1266

Resumos

  • A expressão algébrica por meio do mapa do trajeto de casa até a escola

    Magali Deckert Arndt, Gisnari Alves Matos
    231
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1212
  • Análise de erros em Cálculo

    Miriam Ferrazza Heck, Helena Noronha Cury
    232
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1227
  • Construção de conhecimentos matemáticos através da utilização de peças LEGO

    Vinícius Borovoy Sant'ana, Bruno Gonçalo Penedo de Souza, Bárbara de Medeiros Marinho
    233
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1235
  • Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra

    Jorge Mauro da Silva Junior, Nicoli Peroza Ramos
    234
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1203
  • Projeto Apoio ao Ensino de Matemática

    Chéusli Haskel, Sabrina Arsego Miotto, Daiane Scopel Boff
    235
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1236
  • Reflexões e análises das dificuldades dos alunos e professores do Ensino Médio em Análise Combinatória e Probabilidade

    Thiago Barcelos Castilhos
    236
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1258
  • Uma brevíssima introdução matemática à mecânica clássica e à teoria da relatividade geral de Einstein

    Diego Marcon Farias
    237
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1201