Aprendizagem significativa de Trigonometria
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1255Palavras-chave:
Educação Matemática, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Significativa, TrigonometriaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e de Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Como resultado tem-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria.Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Trad. de Lígia Teopisto. Lisboa: Paralelo, 2003.
BARROSO, J. M. (Ed.). Matemática: construção e significado. v. único. São Paulo: Moderna, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 2006.
MOREIRA, Marcos Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. 5. ed. Campinas: Papiros, 2003.
SANTOS, J. C. F. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
VYGOTSKY. A formação da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: M. Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.