Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Modelos
Os autores devem seguir rigorosamente as instruções contidas no modelo de artigo disponibilizado nos formatos DOCX ou TEX: REMAT-modelo2017.docx, REMAT-modelo2017.tex, REMAT-modelo2017.pdf. Orienta-se os autores a redigirem o seu texto diretamente no arquivo DOCX ou TEX, visto que estes já estão formatados dentro das normas da REMAT. Se os modelos não estiverem acessíveis, os autores devem solicitar pelo e-mail remat@ifrs.edu.br. Os padrões da revista obedecem a ABNT de citações NBR 10520 e referências NBR 6023.

Prazos

  • Período de submissões: fluxo contínuo.
  • Submissões a serem considerados para a primeira edição de cada ano: 31 de março.
  • Submissões a serem considerados para a segunda edição de cada ano: 31 de agosto.
  • Prazo para alterações no artigo após as considerações dos avaliadores ad hoc: 15 dias corridos.
  • Prazo para correções após a Edição de Texto: 24 horas.
  • Prazo para aprovação da versão final do artigo: 24 horas.

Garantindo uma Avaliação Cega pelos Pares
O arquivo submetido não deve conter nome e instituição de nenhum dos autores do artigo. Durante o processo de submissão do artigo, a identificação de autoria deve ser incluída somente no campo de cadastro de metadados, durante a submissão eletrônica. A inclusão da autoria no artigo será solicitada pelo Editor de Seção em momento oportuno, de forma a garantir a avaliação cega pelos pares.

Estrutura do Artigo
O artigo deverá estar estruturado da seguinte forma:

  1. Resumo: Deve conter uma breve introdução sobre o tema, a metodologia utilizada de forma clara e concisa, a síntese dos resultados obtidos (parciais ou finais) e as conclusões.
  2. Palavras-chave: Devem identificar as principais ideias da pesquisa, pois servirão como método de busca em pesquisas pelos indexadores.
  3. Abstract e Keywords.
  4. Introdução: Recomenda-se que na introdução seja apresentado o problema de pesquisa com sua justificativa e os objetivos do trabalho.
  5. Referencial Teórico: Deve apresentar o embasamento teórico da pesquisa. Nessa seção, os nomes dados aos títulos e subtítulos ficam a critério do autor.
  6. Metodologia: Deve conter a metodologia utilizada na pesquisa e a descrição detalhada das etapas realizadas.
  7. Resultados e Discussão: Orienta-se que o autor apresente os resultados parciais ou finais da pesquisa, bem como uma análise dos resultados obtidos.
  8. Considerações Finais: Recomenda-se que o autor apresente as suas conclusões acerca da pesquisa, deixando claro qual a originalidade do trabalho.
  9. Referências: Apenas as citadas no artigo.

Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas, e os autores notificados via e-mail.

  1. O artigo foi elaborado em arquivo DOCX ou TEX.
  2. O arquivo para submissão está em formato PDF.
  3. A identificação de autoria do artigo foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação.
  4. O texto segue rigorosamente o modelo de artigo disponibilizado.

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial pela plataforma SEER. As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas na plataforma SEER.

A REMAT não cobra taxas de submissão, tramitação e publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo foi redigido em documento Microsoft Word (DOCX) ou TEX, observando os seguinte itens:
    • Limite de 8 a 15 páginas.
    • Resumo: Fonte Arial 10, parágrafo único, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, com limite de 250 palavras.
    • Palavras-chave: De três a cinco.
    • Formato e espaçamento: O texto deve ser digitado em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Formato A4 (21cm x 29,7cm).
    • Margens: Superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm.
    • Fonte Arial 11 para todo o artigo, com exceção das citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, fontes das ilustrações e das tabelas. Nestes casos deve-se empregar fonte Arial 10.
    • Espaçamento: 1,5 entre as linhas, com exceção das citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitados em espaçamento simples.
    • Parágrafo: Recuo de 1,25 cm.
    • Notas de rodapé: Devem ser digitadas dentro das margens, alinhamento justificado, separadas do texto por um espaço simples e por um filete de 5cm, a partir da margem esquerda.
    • Títulos: Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5, alinhados à esquerda, numerados com algarismo arábico, em fonte Arial 12 e em negrito. Para os subtítulos utilizar fonte Arial 11.
    • Paginação: Todas as folhas devem ser contadas, mas numeradas a partir da segunda, utilizando-se números arábicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2cm da borda direita da folha.
    • Cabeçalho das páginas pares: Inserir o nome abreviado dos autores, apenas após a aprovação final do artigo.
    • Cabeçalho das páginas ímpares: Título curto do artigo, com exceção da primeira.
    • Siglas: Quando uma sigla aparece pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: Licenciatura em Matemática (LM).
    • Equações e fórmulas: As equações e fórmulas devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
    • Ilustrações: Os desenhos, esquemas, figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, quadros, plantas, retratos, entre outros, devem ser identificados na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
    • Tabelas: Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.
    • Citações: Devem ser apresentadas conforme a ABNT NBR 10520 (2002).
    • Todos os endereços de páginas na Internet incluídos no texto devem estar ativos (prontos para clicar).
    • Utilizar itálico para os termos em latim: et al., apud, versus, sic.
    • Todas as linhas do artigo estão numeradas (lado esquerdo). Esta numeração é importante para o processo de avaliação. Observação: as linhas dos textos que aparecem em tabelas não precisam ser numeradas, como é o caso do resumo.
  2. Formatação das Referências
    As referências devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023 (2002). Tanto os elementos essenciais da referência, quanto os complementares, devem ser apresentados em sequência padronizada. Devem ser alinhadas à margem esquerda do texto, espaçamento simples e separadas entre si por um espaço em branco.
    Alguns exemplos de referências:

    Livro

    AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Trad. NICK, E.; RODRIGUES, H.; PEOTTA, L.; FONTES, M. A.; MARON, M. G. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

    GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

    STEWART, J. Cálculo. v. 2., 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

    Capítulo de livro

    LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

    Trabalho acadêmico

    KAWASAKI, T. F. Tecnologia na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

    Artigo de revista

    BARRETO, M. C; BARRETO, M. A. S. A prevenção dos problemas de aprendizagem e as capacidades e competências mínimas para a participação produtiva no século XXI. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 22, n. 68, p. 154-161, 2005.

    Trabalho apresentado em evento

    SANTOS, W. O. dos; SILVA NETO, S. R. da; SILVA JUNIOR, C. G. da; BITTENCOURT, I. I. Avaliação de jogos educativos: uma abordagem no ensino de Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 26., 2015, Maceió. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 657-666.

  3. O arquivo do manuscrito será transferido para o sistema no Passo 2 em formato PDF de acordo com o modelo disponibilizado no sistema.
  4. Os metadados serão preenchidos no Passo 3:
    • Autores: Somente iniciais maiúsculas, no formato [João Francisco da Silva].
    • Afiliação institucional de todos os autores por extenso, no formato [Instituição (SIGLA), Departamento (se houver), Núcleo (se houver), Programa (se houver), Cidade, sigla do Estado].
    • E-mail de todos os autores.
    • ORCID: Insira o link para o ORCID de todos os autores.
    • URL: Insira o link para o Currículo Lattes de todos os autores.
    • Fone.
    • País.
    • Resumo da biografia: Pode ser utilizado o texto que consta no Currículo Lattes.
    • Título: Conforme artigo.
    • Resumo: Conforme artigo, limitado a 250 palavras.
    • Palavras-chave: De três a cinco separadas entre si por ponto-e-vírgula, no formato [Revista; Matemática; Artigo; Ensino de Matemática].
    • Agências de fomento: Preencher apenas se houver.
    • Referências: Conforme artigo.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados são de propriedade da REMAT, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial da REMAT.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

REMAT está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.