Aprendizagem significativa de Trigonometria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1255

Palabras clave:

Educação Matemática, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Significativa, Trigonometria

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e de Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Como resultado tem-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria.

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Citas

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Publicado

2016-01-05

Cómo citar

VIGANÓ, V. C. R.; LIMA, I. G. de. Aprendizagem significativa de Trigonometria. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 22–31, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1255. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1255. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Comunicações Científicas