A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática

Autores

  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Henri Luiz Fuchs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1204

Palavras-chave:

Identidade docente, Metodologia dialética, Trabalho Pedagógico, Formação de Professor de Matemática

Resumo

Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.

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Biografia do Autor

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

BOFF, D. S.; FUCHS, H. L. A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 4–13, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1204. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas