Planejamento: ferramenta de mediação entre teoria e prática

Autores

  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1176

Palavras-chave:

Formação de Professores, Planejamento, Intenção Educativa

Resumo

A pesquisa apresenta reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem, no sentido de traçar intenções educativas e diretrizes pedagógicas que articuladas orientam a organização e o desenvolvimento de uma prática docente focada na aprendizagem dos estudantes. Nesta direção, busca-se explicitar que a ação revela, mais implícita ou explicitamente, concepções presentes no processo de formação do professor e que moldam sua maneira de planejar e conduzir práticas de ensino. Essa clareza é necessária para que as ações que executamos enquanto professores e as concepções/princípios em que acreditamos enquanto cidadãos sejam coerentes e convergentes, articuladas com a realidade na qual nos encontramos. Nesse contexto, ensinar é um processo intencional que exige do professor além de conhecer/dominar a sua área de atuação, tornar visível/próximo o conhecimento cultural e historicamente construído, bem como propor situações para que esse conhecimento possa ser (re)construído e (re)significado pelo estudante. Com o olhar voltado à aprendizagem, conforme Vasconcellos (2002, 2006), o professor, ao buscar formas de mediação adequadas à realidade constatada e às finalidades apontadas, evidencia a essência de quem deseja desencadear o processo de aprendizagem e participar dele com consciência e intencionalidade. Isso requer uma postura reflexiva sobre sua prática e formação, considerada inacabada, visto que o cotidiano escolar provoca inúmeras indagações e exige diferentes mediações. A partir disso, o planejamento se apresenta como objeto de investigação, uma vez que o professor necessita adotar intervenções didáticas diferenciadas, a fim de mediar o processo de aprendizagem, considerando a diversidade de sujeitos, o tempo, os espaços e os recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

VASCONCELLOS. Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo:
Libertad, 2002.

______. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed.
São Paulo: Libertad, 2006.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

BOFF, D. S. Planejamento: ferramenta de mediação entre teoria e prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 4, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1176. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1176. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos