Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1174Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Licenciatura em Matemática, Monitorias AcadêmicasResumo
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 abr. 2014.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p.144-158, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.