Letramento Matemático: o uso da literatura infantojuvenil em aulas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6909

Palavras-chave:

Educação Matemática, Letramento Matemático, literatura infantojuvenil, anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga o uso de literatura infantojuvenil em aulas de matemática, considerando uma proposta de ensino e sua implementação em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa é expresso pela questão: de que modo pode-se construir uma proposta de ensino que envolva Matemática e Literatura para estudantes de anos finais do Ensino Fundamental? Com aporte teórico em Smole et al. (2004), Soares (2009) e Machado (2003), discute-se, para além dos resultados da implementação das atividades, o conceito de Letramento Matemático, problematizando-o a partir de pesquisas e documentos nacionais e internacionais. O movimento analítico realizado mostra a potência da interlocução entre a Matemática e a Literatura, o que tende a contribuir com a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos abordados nas obras literárias. Isso porque compreende-se que integrar questões matemáticas com literatura infantojuvenil é uma possibilidade que o professor do Ensino Fundamental tem para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem mais amplos e que relacionem questões curriculares, mas também não curriculares.

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Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

LIMA, Luiz Henrique Menezes de; BOFF, Daiane Scopel. Letramento Matemático: o uso da literatura infantojuvenil em aulas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 1, p. e2008, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6909. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6909.. Acesso em: 26 dez. 2024.

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