Letramento Matemático: o uso da literatura infantojuvenil em aulas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6909Palavras-chave:
Educação Matemática, Letramento Matemático, literatura infantojuvenil, anos finais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga o uso de literatura infantojuvenil em aulas de matemática, considerando uma proposta de ensino e sua implementação em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa é expresso pela questão: de que modo pode-se construir uma proposta de ensino que envolva Matemática e Literatura para estudantes de anos finais do Ensino Fundamental? Com aporte teórico em Smole et al. (2004), Soares (2009) e Machado (2003), discute-se, para além dos resultados da implementação das atividades, o conceito de Letramento Matemático, problematizando-o a partir de pesquisas e documentos nacionais e internacionais. O movimento analítico realizado mostra a potência da interlocução entre a Matemática e a Literatura, o que tende a contribuir com a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos abordados nas obras literárias. Isso porque compreende-se que integrar questões matemáticas com literatura infantojuvenil é uma possibilidade que o professor do Ensino Fundamental tem para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem mais amplos e que relacionem questões curriculares, mas também não curriculares.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 5 fev. 2024.
CÂNDIDO, Patrícia. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 15-28.
COSSON, Rild. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.
FIORENTINI, Dario. Em busca de novos caminhos e de novos olhares na formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario. Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades Matemáticas. São Paulo: Global, 2004.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./maio 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995.
KNIJNIK, Gelsa; SILVA, Fabiana Boff de Souza da. “O problema são as fórmulas”: um estudo sobre os sentidos atribuídos à dificuldade em aprender matemática. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 30, p. 63-78, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1758. Acesso em: 12 jun. 2024.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3 ed. São Paulo: Autores Associados, 2010.
LOUREIRO, Vanilda. Dificuldades na aprendizagem da Matemática: um estudo com alunos do Ensino Médio. Orientador: Valmecir Antonio dos Santos Bayer. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) ? Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4821. Acesso em: 12 jun. 2024.
MACHADO, Ilma Ferreira. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação Omnilateral. Orientador: Luiz Carlos de Freitas. 2003. 325f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.283109.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OECD. Pisa 2012 Assessment and Analytical Framework: Mathematics, Reading, Science, Problem Solving and Financial Literacy. OECD Publishing, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264190511-en.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Educação Básica, 2008. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Pagina/DCE-2008-2019. Acesso em: 30 maio 2024.
POWELL, Arthur Belford; LÓPEZ, Jairo Antônio. A escrita como veículo de aprendizagem da matemática: estudo de um caso. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 33, p. 9-41, jun. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/issue/view/46. Acesso em: 12 jun. 2024.
RAMOS, Luzia Faraco. O código polinômio. Ilustrações: Chris Eich. 1. ed. São Paulo: Ática 2007.
RAMOS, Luzia Faraco. O que fazer primeiro? Ilustrações: Marcelo Lelis. 18. ed. São Paulo: Ática, 2001a.
RAMOS, Luzia Faraco. O segredo dos números. Ilustrações: Robson Araújo. 13. ed. São Paulo: Ática, 2001b.
ROSA NETO, Ernesto. Em busca das coordenadas. Ilustrações: Robson Araújo. 11. ed. São Paulo: Ática 2001.
ROSA NETO, Ernesto. Geometria na Amazônia. Ilustrações: Marcelo Lelis. 10. ed. São Paulo: Ática 2002.
SANTOS, Sandra. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Aparecida Espasandin (org.). Escrituras e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.127-142.
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
SMOLE, Katia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce H. R.; CÂNDIDO, Patrícia T.; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5. ed. São Paulo: CAEM-IME/USP, 2004. v. 4.
SOARES, Magda. Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUZA, Ana Paula de; OLIVEIRA, Rosa Maria. Articulação entre literatura infantil e matemática: intervenções docentes. BOLEMA, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 955-975, dez. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301. Acesso em: 12 jun. 2024.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009.
ZEICHNER, Kenneth, DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 63-80, maio 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000200005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.