A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações

Autores

  • Vagno Barbosa Gomes Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, TO
  • Ione Cristina Vieira Nunes Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, TO

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2491

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Jogos, Jogo da ASMD, Quatro Operações

Resumo

O presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória, na qual foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky (2007) e Piaget (2014), e de pesquisadores renomados da matemática como Smole et al. (2007), Starepravo (2009), Soares (2009), dentre outros. Conclui-se que o uso do Jogo da ASMD como recurso didático contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilita a compreensão das ideias das operações, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permite o exercício do cálculo mental, algo fundamental do desenvolvimento do raciocínio matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagno Barbosa Gomes, Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, TO

Licenciado em Matemática pelo Instituto federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFTO, Campus Paraíso do Tocantins.

Ione Cristina Vieira Nunes, Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, TO

Pedagoga, graduada pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em Docência do Ensino Superior. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins e na Secretaria de Educação do Tocatins.

Referências

ARAGÃO, H. M. C. A; VIDIGAL S. M. P. Materiais manipulativos para o ensino de sistema de numeração decimal. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Matemática. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COMENIUS, J. A. Didática magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

DANTE, L. R. Formulação de problemas de matemática: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala aula. 2000. 224f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2000.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. D'AMORIM, M. A. M.; SILVA, P. S. L. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

RIBEIRO, F. D. Jogos e modelagem na educação matemática. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. S. V.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6º ao 9º ano. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOARES, E. S. Ensinar matemática: desafios e possibilidades. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

STAREPRAVO, A. R. Jogando com a matemática: números e operações. 1. ed. Curitiba: Aymará, 2009.

TOLEDO, M. B. A.; TOLEDO, M. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009.

VERAS, E. Jogo da ASMD. 2014. Disponível em: https://professorphardal.blogspot.com.br/. Acesso em: 10 out. 2016.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. NETO, J. C.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

GOMES, V. B.; NUNES, I. C. V. A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 62–77, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2491. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática