A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2491Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Jogos, Jogo da ASMD, Quatro OperaçõesResumo
O presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória, na qual foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky (2007) e Piaget (2014), e de pesquisadores renomados da matemática como Smole et al. (2007), Starepravo (2009), Soares (2009), dentre outros. Conclui-se que o uso do Jogo da ASMD como recurso didático contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilita a compreensão das ideias das operações, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permite o exercício do cálculo mental, algo fundamental do desenvolvimento do raciocínio matemático.
Downloads
Referências
ARAGÃO, H. M. C. A; VIDIGAL S. M. P. Materiais manipulativos para o ensino de sistema de numeração decimal. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Matemática. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COMENIUS, J. A. Didática magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
DANTE, L. R. Formulação de problemas de matemática: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala aula. 2000. 224f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2000.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. D'AMORIM, M. A. M.; SILVA, P. S. L. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
RIBEIRO, F. D. Jogos e modelagem na educação matemática. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. S. V.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6º ao 9º ano. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SOARES, E. S. Ensinar matemática: desafios e possibilidades. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
STAREPRAVO, A. R. Jogando com a matemática: números e operações. 1. ed. Curitiba: Aymará, 2009.
TOLEDO, M. B. A.; TOLEDO, M. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009.
VERAS, E. Jogo da ASMD. 2014. Disponível em: https://professorphardal.blogspot.com.br/. Acesso em: 10 out. 2016.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. NETO, J. C.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).