Construção de uma narrativa histórica para sala de aula: Eratóstenes, o cálculo da circunferência da Terra e o ensino de semelhança de triângulos

Autores

  • Fabio Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Camila Maria Sitko Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Ciências Exatas, Marabá, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4620-1388
  • Lucia Virginia Mamcasz Viginheski UniGuairacá Centro Universitário, Escola Profesora Julita-Apadevi (Cedida pela SEED), Guarapuava, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6474-0927
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1548-5739
  • Cristiane Pawlowski UniGuairacá Centro Universitário, Colegiado de Matemática, Guarapuava, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7595-0172

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4282

Palavras-chave:

Eratóstenes, Narrativa Histórica, História da Matemática, Semelhança de Triângulos

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma abordagem para o ensino do conteúdo de semelhança de triângulos, com base em elementos da História da Matemática, por meio de narrativas históricas. O estudo, de abordagem qualitativa, faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia para a construção de uma narrativa histórica que visa auxiliar o ensino de semelhança de triângulos a partir de uma história voltada ao cálculo da circunferência da Terra. Os fatos históricos tomados como principais elementos no processo de construção da narrativa e escolhidos de forma que estivessem relacionados aos conteúdos que se pretende ensinar, foram constituídos a partir de fragmentos da história apresentados nos trabalhos dos autores Lasky (2001), Vinagre e Lunazzi (2002) e Asger (1984). Acentua-se, através dessa proposta, a dinamização das metodologias de ensino, por meio do uso de elementos interdisciplinares que promovam mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem, e ainda possibilitem novas formas de abordagem do conteúdo na sala de aula e uma participação mais ativa do estudante no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabio Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Ponta Grossa, PR, Brasil

Professor de Matemática no Ensino Fundamental II, Médio e Cursinhos PAC, PSS e Pré-Vestibular no Colégio Integração. Professor no Programa de Iniciação Cientifica Júnior (PIC Jr). Participa da formação de professores do PIC Jr. pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuou como PEB no projeto OBMEP na Escola (ONE). Mestrando no Programa PPGECT (Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,na área de pesquisa em Ensino de Matemática, com enfoque em abordagens históricas da Matemática com vistas a uma Educação Inclusiva. Pós-Graduando, Lactu-Sensu, na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), na área de ensino de matemática para Ensino Médio. Participa do grupo de pesquisa Ensino e Inclusão da Pessoa com Deficiência-UTFPR. Participou do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, na confecção de materiais didáticos, e atuou no Colégio Francisco Carneiro Martins-Ensino Médio Técnico, também pelo programa. Formando do curso de Matemática-Licenciatura.

Camila Maria Sitko, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Ciências Exatas, Marabá, PA, Brasil

É professora Adjunto A na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -Unifesspa. É docente permanente nos programas de pós-graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maremática da Unifesspa (PPGECM). Coordenadora de Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Naturais. É doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, na área de História e Filosofia da Ciência. Estudou o tema da construção histórica da segunda lei do movimento e possíveis razões para a omissão das contribuições de nomes como Leonhard Euler nesse processo. É mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Astrofísica Estelar. Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná. Pesquisadora nas áreas de Educação em Astronomia e História e Filosofia da Ciência. Também trabalha com pesquisas em metodologias ativas de ensino.

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, UniGuairacá Centro Universitário, Escola Profesora Julita-Apadevi (Cedida pela SEED), Guarapuava, PR, Brasil

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2018, na área de Ensino, com a Tese: O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Saúde; Estratégias Interdisciplinares em Inovação e Promoção da Saúde. Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, atuando nos cursos de Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente da Asociação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais - APADEVI, Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa O ensino e inclusão de Pessoas com Deficiência.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Ponta Grossa, PR, Brasil

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Foi Coordenador do PPGECT (Mestrado e Doutorado). Foi Coordenador de área do Projeto Ampliação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Projeto OBMEP de Oficina para Professores. Participou com professores franceses e Colombianos do programa internacional para estudantes de mestrado PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe), destinado a fortalecer a cooperação acadêmica de Pesquisa e Extensão entre as universidades parceiras. Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino, intitulada "O Soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. É membro do Comitê de Assessores de Área (CAAs)- Ciências Humanas, da Fundação Araucária, Fundação de Apoio ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado do Paraná. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor de Cálculo atuando nos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia: Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Editor Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT).

Cristiane Pawlowski, UniGuairacá Centro Universitário, Colegiado de Matemática, Guarapuava, PR, Brasil

Mestre em Letras Pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO( 2013), possui Especialização em Literatura e Contemporaneidade (2007), graduação em Matemática (2004) e graduação em Letras Literatura(2004) pela mesma instituição. Atualmente é professora de Língua Portuguesa - Colégio Lobo do Paraná, da Faculdade de Guairacá e da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, Literatura, História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, texto e leitura.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

BORGES, F.; MARIA SITKO, C.; VIRGINIA MAMCASZ VIGINHESKI, L.; DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, S.; PAWLOWSKI, C. Construção de uma narrativa histórica para sala de aula: Eratóstenes, o cálculo da circunferência da Terra e o ensino de semelhança de triângulos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2011, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4282. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática