Construção de uma narrativa histórica para sala de aula: Eratóstenes, o cálculo da circunferência da Terra e o ensino de semelhança de triângulos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4282Palabras clave:
Eratóstenes, Narrativa Histórica, História da Matemática, Semelhança de TriângulosResumen
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma abordagem para o ensino do conteúdo de semelhança de triângulos, com base em elementos da História da Matemática, por meio de narrativas históricas. O estudo, de abordagem qualitativa, faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia para a construção de uma narrativa histórica que visa auxiliar o ensino de semelhança de triângulos a partir de uma história voltada ao cálculo da circunferência da Terra. Os fatos históricos tomados como principais elementos no processo de construção da narrativa e escolhidos de forma que estivessem relacionados aos conteúdos que se pretende ensinar, foram constituídos a partir de fragmentos da história apresentados nos trabalhos dos autores Lasky (2001), Vinagre e Lunazzi (2002) e Asger (1984). Acentua-se, através dessa proposta, a dinamização das metodologias de ensino, por meio do uso de elementos interdisciplinares que promovam mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem, e ainda possibilitem novas formas de abordagem do conteúdo na sala de aula e uma participação mais ativa do estudante no processo de aprendizagem.
Descargas
Citas
ARAMAN, E. M. O.; BATISTA, I. L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema, v. 31, n. 57, p. 380-407, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19.
ASGER, A. Episódios da História Antiga da Matemática. Trad.: PITOMBEIRA, J. B. Rio de Janeiro: SBM, 1984.
BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos livros didáticos. Orientadora: Rosa Lúcia Sverzut Baroni. 2006. 103 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2006. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91102/bianchi_miz_me_rcla.pdf?sequen. Acesso em: 9 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CASTRO, L. C.; BRAGANÇA, D. D. Matemática e Arte: um encontro ao longo da história. In: CONFRESSO DE LEITURA NO BRASIL, 16, Campinas, jul. 2007. Anais [...]. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss09_06.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1995.
COSTA, E. A. S. Analisando algumas potencialidades pedagógicas da História da Matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada. Orientadores: Marger da Conceição Ventura Viana, Milton Rosa. 2013, 242 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3320. Acesso em: 18 dez. 2020.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 97-115.
DIAS, G. F.; CAVALCANTE, N. S.; SILVA, J. J.; ASSIS, F. G. A História da Matemática como recurso pedagógico: resultados de um projeto de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, São Paulo, jul. 2016. Anais [...]. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. Disponível em: www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5210_3822_ID.pdf. Acesso em: jun. 2020.
FERNANDES, H. S. Narrativas Históricas: Discutindo a natureza da Ciência através de uma abordagem histórico-filosófica. Orientadora: Andreia Guerra de Moraes. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://dippg.cefet-rj.br/ppcte/attachments/article/81/2012%20-%20NARRATIVAS%20HIST%C3%93RICAS%20DISCUTINDO%20A%20NAT~.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.
FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, abr. 2011, p. 27-59. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27.
FOSSA, J. A. Ensaios sobre a Educação Matemática. Belém: EDUEPA, 2001.
GEVAERD, R. T. F. Narrativa histórica: uma das formas pelas quais alunos e professores dão sentido ao passado histórico. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10, Curitiba, nov. 2011. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: www.educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4732_2529.pdf. Acesso em: jun. 2020.
GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C., CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001.
GUERRA, A.; BRAGA, M.; REIS, J. C. History, Philosophy, and Science in a social perspective: a pedagogical project. Science & Education, v. 22, n. 6, p. 1485-1503, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-012-9501-5.
HADZIGEORGIOU, Y.; KLASSEN, S.; KLASSEN, C. F. Encouraging a “Romantic Understanding” of Science: The Effect of the Nikola Tesla Story. Science & Education, v. 21, p. 1111–1138, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-011-9417-5.
KLASSEN, S. The construction and analysis of a science story: a proposed Methodology. Science & Education, v. 18, n. 3-4, p. 401-423, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-008-9141-y.
KLASSEN, S. The Photoelectric Effect: Reconstructing the Story for the Physics Classroom. Science & Education, v. 20, n. 7-8, p. 719-731, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-009-9214-6.
KUBLI, F. Historical Aspects in Physics Teaching: Using Galileo's Work in a New Swiss Project. Science & Education, v. 8, p. 137-150, 1999. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1008613706212.
KUBLI, F. Can the theory of narratives help science teachers be better storytellers? Science & Education, v. 10, p. 595-599, 2001. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1017518316293.
LASKY, K. O bibliotecário que mediu a Terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.
MARINHO, E. R. M. A História da Matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-25042019-204602.
MENDES, I. A. Matemática e investigação na sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do Tempo, 2009.
MICHALOVICZ, S.; PACHECO, E. R. Matemáticos na história: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/699-4.pdf. Acesso em: jun. 2020.
NORRIS, S. P.; GUILBERT, S. M.; SMITH, M. L.; HAKIMELAHI, S.; PHILLIPS, L. M. A theoretical framework for narrative explanation in science. Science & Education, v. 89, p. 535-563, 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.20063.
OSBORNE. J.; RATCLIFFE, M.; COLLINS, S.; MILLAR, R. What “ideas-about-science” should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of research on Science Teaching, v. 40, p. 692-720, 2003. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.10105.
PEREIRA, A. C. C.; SILVA, C. I.; NOGUEIRA, S. R.; ALVES, V. F. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind. REVEMAT, Florianópolis, v. 2, n. 10, p. 243-257, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p243.
RIGO, M. F. Argumentação e pensamento genérico no Ensino Fundamental. Orientadora: Cydara Cavedon Ripoll. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2016. Disponível: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148325/001002511.pdf?sequence=1. Acesso em: 9 dez. 2020.
RÜSEN, J. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad.: MARTINS, Estevão de Rezende. Brasília: UNB, 2001.
SANTOS, C. A. dos. A História da Matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Orientador: Ubiratan D’Ambrosio. 2007. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11493. Acesso em: 9 dez. 2020.
SCHIFFER, H.; GUERRA, A. Electricity and Vital Force: Discussing the Nature of Science Through a Historical Narrative. Science & Education, v. 24, p. 409-434, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-014-9718-6.
TALIZINA, N. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla: Benemerita Universidad Autónoma de Puebla, 2009.
TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O Problema de Apolônio: panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9, Aracaju, abr. 2011. Anais [...]. Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011.
VINAGRE, A. L. M.; LUNAZZI, J. J. Eratóstenes e a Medida do Diâmetro da Terra. 2002. Disponível em: https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2002/940298_AndreVinagre_Eratostenes.pdf. Acesso em: jun. 2020.
WINSTON, J. Teaching Chemistry as a Story: Using Narrative Structure as a Framework for Science Education. Electronic Journal of Science Education, v. 23, n. 3, 2017. Disponível em: https://ejrsme.icrsme.com/article/view/19372. Acesso em: 9 dez. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.