Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG

Autores

  • Felipe Almeida de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0003-1256-1967
  • Jaciene Lara de Paula Caetano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0003-2707-1274
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-8066-7467

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2209

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Inclusiva, Cegueira, Ferramentas tácteis

Resumo

Há alguns anos, uma diversidade de aprendizes ingressa nas instituições de ensino e a escola, envolvendo todo seu corpo educativo, deve buscar formas para oportunizar a todos, sem distinção, a construção de conhecimento. Este trabalho apresenta a situação de inclusão de um estudante cego congênito no curso superior de Administração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia mineiro e no desafiador processo de aprendizagem de Cálculo e de seus fundamentos. Esta pesquisa consiste de um estudo de caso coligado à pesquisa-ação conduzida por uma professora do curso de Licenciatura em Matemática e dois de seus alunos – futuros professores – e tem por objetivo compreender e oportunizar a construção do saber matemático pelo estudante não vidente. Ao longo do processo de estudo e acompanhamento do aluno cego, verificou-se que o aprendiz utilizava-se de um de seus canais sensoriais de aprendizagem, o sentido tato ativo, para reconhecer e significar os novos conhecimentos. Essa verificação foi entendida como uma possibilidade de confecção de materiais tácteis para a apropriação dos conteúdos matemáticos por esse e por estudantes videntes, sendo seis desses materiais apresentados neste trabalho. Descrevem-se, então, as possibilidades da construção e uso de ferramentas tácteis na aprendizagem de matemática por educandos cegos. Estima-se que este, assim como outros trabalhos, possa auxiliar docentes em sua prática pedagógica no caminho pela educação inclusiva e ampla de todos os cidadãos.

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Biografia do Autor

Felipe Almeida de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Graduando em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Experiência em docência na área de Informática. Experiência na área administrativa. Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica fomentado pela agência FAPEMIG na área de Educação Inclusiva.

Jaciene Lara de Paula Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Graduanda em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Bolsista voluntária em projeto de pesquisa de Iniciação Científica na área de Educação Matemática inclusiva. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES em escolas da microrregião de Ubá-MG.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística, Rio Pomba, MG

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2017-07-22

Como Citar

MELLO, F. A. de; CAETANO, J. L. de P.; MIRANDA, P. R. de. Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 11–25, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2209. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2209. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos