Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego

  • Rayane da Silva Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-5433-9945
  • Joseph Costa Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Marcos Barros de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-8066-7467
Palavras-chave: Ensino de Estatística, Ensino Superior, Inclusão, Materiais Adaptados, Sequência Didática

Resumo

A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.

Biografia do Autor

Rayane da Silva Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
Licencianda em Matemática e participo de projetos do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.
Joseph Costa Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
Licenciando em Matemática e bolsista do Depertamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG
Marcos Barros de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
Professor do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.
Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
Professora do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.

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Publicado
2019-07-01
Seção
Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos