Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego

Autores

  • Rayane da Silva Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-5433-9945
  • Joseph Costa Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Marcos Barros de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-8066-7467

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3406

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Ensino Superior, Inclusão, Materiais Adaptados, Sequência Didática

Resumo

A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rayane da Silva Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Licencianda em Matemática e participo de projetos do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.
  • Joseph Costa Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Licenciando em Matemática e bolsista do Depertamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG
  • Marcos Barros de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Professor do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.
  • Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Professora do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.

Referências

ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque, SOUZA, José Paulo de, DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento; CARIO, Silvio Antonio Ferraz. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba, v. 51, n. 4, p. 745-764, out./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/resr/v51n4/a07v51n4.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Campanha Nacional de Educação dos Cegos. Código Braille de Matemática. São Paulo, 1970. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001912.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em: 16 maio 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.

CAETANO, Jaciene Lara de Paula; MELLO, Felipe de Almeida; MIRANDA, Paula Reis de. Percepção dos docentes em relação à inclusão de deficientes visuais no ensino superior. 2017. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 4., 2017. Anais do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Juiz de Fora: IF Sudeste MG, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AwwH2AfHxhGeaFxtAnt4NH7NdLpRCEPN/view. Acesso em: 05 mar. 2018.

CAMPOS, C. R.; JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; FERREIRA, D. H. L. Educação estatística no contexto da educação crítica. Bolema, São paulo, v. 24, n. 39, p. 473-494, 2011.

CAVALCANTI, Marcello Henrique da Silva; RIBEIRO, Matheus Marques; BARRO, Mario Roberto. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva cts. Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 859-874, 2018.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

DELMAS, R. C. A. Comparison of Mathematical and Statistical Reasoning. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (Eds.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking, Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 79-95, 2004.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Educação matemática e inclusão: abrindo janelas teóricas para a aprendizagem de alunos cegos. Educação e cultura contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, p. 91-105, 2008.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.

MELLO, Felipe de Almeida; CAETANO, Jaciene Lara de Paula; MIRANDA, Paula Reis de. Ferramentas Tácteis no ensino de matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 3, n. 1, p. 11-25, jul. 2017.

MELLO, Felipe de Almeida; CAETANO, Jaciene Lara de Paula; MIRANDA, Paula Reis de. Possibilidades de construção de um currículo de estatística para educandos cegos. 2017. SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 4., 2017. Anais do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Juiz de Fora: IF Sudeste MG, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AwwH2AfHxhGeaFxtAnt4NH7NdLpRCEPN/view. Acesso em: 05 mar. 2018.

NUNES, Syvia da Silveira; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 1, p. 119-138, 2008.

OLIVEIRA, Wanessa Moreira de. Guia orientador: ações inclusivas para atendimento ao público-alvo da educação especial no IF sudeste MG. 1. ed. Niterói: Coordenação de Ações Inclusivas, 2017.

PAVANELLO, Regina Maria; LOPES, Silvia Ednaira; ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de. Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do Ensino Fundamental regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educar em revista, Curitiba, n. especial, p. 125-140, 2011.

PEREIRA, Joana Mata; PONTE, João Pedro da. Promover o Raciocínio Matemático dos Alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 781-801, dez. 2018.

PEREIRA, Tiago; BORGES, Fábio Alexandre. O ensino de matemática para alunos deficientes visuais inclusos: uma análise da produção bibliográfica brasileira em periódicos científicos nos últimos dez anos. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2017. Cascavel. Anais… Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/153/186. Acesso em: 05 mar. 2018.

ROSA, Valdir; SCHUMACHER, Elcio. Construção de gráficos de setores por alunos portadores de deficiência visual. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 1., 2009. Paraná. Anais... Paraná: UTFPR, 2009. Disponível em: www.sinect.com.br/anais2009/artigos/9%20Linguagemecognicaonoensinodecienciaetecnologia/Linguagemecognicaonoensinodecienciaetecnologia_Artigo1.pdf. Acesso em: 05 mar. 2018.

SANTOS, Rodrigo Cardoso dos. O Processo de Adaptação de Tabelas e Gráficos Estatísticos Presentes em Livros Didáticos de Matemática em Braille. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos

Como Citar

Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 2, p. 56–71, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3406. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406.. Acesso em: 13 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 323

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.