Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego

Autores

  • Rayane da Silva Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-5433-9945
  • Joseph Costa Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Marcos Barros de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-1281-5173
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-8066-7467

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3406

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Ensino Superior, Inclusão, Materiais Adaptados, Sequência Didática

Resumo

A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.

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Biografia do Autor

Rayane da Silva Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Licencianda em Matemática e participo de projetos do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.

Joseph Costa Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Licenciando em Matemática e bolsista do Depertamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG

Marcos Barros de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Professor do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Professora do Departamento de Matemática, Física e Estatística (DMAFE) do IF Sudeste MG.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

DIAS, R. da S.; MOREIRA, J. C.; PAULA, M. B. de; MIRANDA, P. R. de. Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 2, p. 56–71, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3406. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos