Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidad de Los Lagos, Osorno
  • Adriana Breda Universidad de Los Lagos, Osorno

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1685

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Anos Iniciais, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática (MM) apresenta-se nas pesquisas que discutem esta temática no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2. Para a análise, estabeleceu-se previamente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área e e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática. Apontou ainda que, quando os estudantes nos anos iniciais desenvolvem atividades deste tipo, eles ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais, com enfoque interdisciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidad de Los Lagos, Osorno
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Intenacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus, Bahia. Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem Matemática e Etnomatemática. Página Web: https://betefreitasm.wixsite.com/madruga
  • Adriana Breda, Universidad de Los Lagos, Osorno
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como docente e investigadora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidad de Los Lagos, Chile e professora colaboradora da Universidad de Barcelona, Espanha. Linhas de investigação voltadas à formação de professores de matemática dentro de diferentes aportes teóricos (Etnomatematica, filosofia pós-crítica e, atualmente, Enfoque Ontossemiótico). Página web: http://adrianabreda.wix.com/abreda

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 17, n. 22, p. 19-36, 2004.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas Ciências Sociais. In: GEWANDSNAJDER, F. O método nas Ciências Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. cap. 4. p. 145-152.

ARAÚJO, J. L. Uma abordagem sócio-crítica da modelagem matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 55-68, jul. 2009.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Processo Cognitivo. In: III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática – CNMEM, 2003, Piracicaba.

______. Modelagem matemática & Implicações no Ensino e Aprendizagem de Matemática. 3. ed. Blumenau: Edifurb, 2007.

______. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

______. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.

BLUM, W. ICMI Study 14: Applications and modelling in mathematics education – discussion document. Educational studies in mathematics, 51, p.149–171, 2003.

BLUM, W.; GALBRAITH, P. L.; HENN, H. W.; NISS, M. Modelling and applications in mathematics education: The 14th ICMI study. New York: Springer Science & Business Media, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Encaminhamentos didático-pedagógicos no contexto de uma atividade de modelagem matemática para a Educação Básica. In: ALMEIDA, Lourdes M. W. ARAÚJO, Jussara L. BISOGNIN, Eleni. Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Londrina: Eduel, 2011, p.44-64.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 33-54, jul. 2009.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MADRUGA, Z. E. F. Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

WITTGENSTEIN, L.; MOORE, G. E. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; BREDA, Adriana. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 3, n. 1, p. 67–81, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id1685. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685.. Acesso em: 7 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 312

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.