Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidad de Los Lagos, Osorno
  • Adriana Breda Universidad de Los Lagos, Osorno

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1685

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Anos Iniciais, Educação Básica

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática (MM) apresenta-se nas pesquisas que discutem esta temática no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2. Para a análise, estabeleceu-se previamente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área e e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática. Apontou ainda que, quando os estudantes nos anos iniciais desenvolvem atividades deste tipo, eles ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais, com enfoque interdisciplinar.

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Biografía del autor/a

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidad de Los Lagos, Osorno

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Intenacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus, Bahia. Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem Matemática e Etnomatemática. Página Web: https://betefreitasm.wixsite.com/madruga

Adriana Breda, Universidad de Los Lagos, Osorno

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como docente e investigadora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidad de Los Lagos, Chile e professora colaboradora da Universidad de Barcelona, Espanha. Linhas de investigação voltadas à formação de professores de matemática dentro de diferentes aportes teóricos (Etnomatematica, filosofia pós-crítica e, atualmente, Enfoque Ontossemiótico). Página web: http://adrianabreda.wix.com/abreda

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Publicado

2017-07-22

Cómo citar

MADRUGA, Z. E. de F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 67–81, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id1685. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino de Matemática