A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Diogo Pinheiro da Silva, Ediel Azevêdo Guerra

Resumo


Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e, como metodologia, o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e, além disso, possibilitou identificar dificuldades surgidas durante sua execução.


Palavras-chave


Análise Combinatória; Sequência Didática; Resolução de Problemas.

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Matemática). Brasília: MEC, 1999.

FERRAZ, Martha Cornélio O Tratamento da Análise Combinatória no Ensino Fundamental e seus Obstáculos Didáticos. 2002. Monografia (Especialização em Ensino-Aprendizagem de Matemática). – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e Aplicações. 9. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

JULIANELLI, José Roberto; DASSIE, Bruno Alves; LIMA, Mário Luiz Alves de; SÁ, Ilydio Pereira de. Curso de Análise Combinatória e Probabilidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

LIMA, Ana Paula Barbosa; ROCHA, Cristiane de Arimatéa. O que diz o currículo prescrito para combinatória no Brasil? Reflexões sobre o desenvolvimento do conhecimento do horizonte e conhecimento curricular de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais… São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopner; JUSTULIN, Andresa Maria (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

ORTENZI, Alexandre. A Relação Professor-Aluno: Contribuições para o Ensino da Matemática. 2006. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

PAIVA, Manoel. Matemática. v. 2. São Paulo: Moderna, 2014.

PINHEIRO, Carlos; ABAR, Celina; SÁ, Pedro. Aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas como ponto de partida. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza, CE. Anais... Universidade Federal do Ceará ,2012. p. 1-14.

SILVEIRA, Everaldo; MIOLA, Rudinei José. Professor-Pesquisador em Educação Matemática. Curitiba: Ibpex, 2008.

SOUZA, Analucia Castro Pimenta de. Análise Combinatória no Ensino Médio apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. 2010. 267f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores

                             

  

Parcerias

      

Apoio

           

 

Ensino: B3

Matemática/Probabilidade e Estatística: B5

Interdisciplinar: B5

Psicologia: B5

Educação: C

A  REMAT: Revista Eletrônica da Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

REMAT, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, 2015-2018. e-ISSN: 2447-2689.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).