A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

  • Diogo Pinheiro da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL http://orcid.org/0000-0002-3465-3873
  • Ediel Azevêdo Guerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL
Palavras-chave: Análise Combinatória, Sequência Didática, Resolução de Problemas.

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e, como metodologia, o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e, além disso, possibilitou identificar dificuldades surgidas durante sua execução.

Biografia do Autor

Diogo Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL
Possui Licenciatura em Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física (Centro Universitário Internacional) e Mestrado em Ensino de Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico - área: Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.Tem interesse pela metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
Ediel Azevêdo Guerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL
Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Associado 4 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Ensino de Matemática e Física-Matemática

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Publicado
2017-12-28
Como Citar
DA SILVA, D.; GUERRA, E. A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 2, p. 40-51, 28 dez. 2017.
Seção
Ensino de Matemática