A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Autores

  • Diogo Pinheiro da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL http://orcid.org/0000-0002-3465-3873
  • Ediel Azevêdo Guerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2346

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Sequência Didática, Resolução de Problemas.

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e, como metodologia, o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e, além disso, possibilitou identificar dificuldades surgidas durante sua execução.

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Biografia do Autor

  • Diogo Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL
    Possui Licenciatura em Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física (Centro Universitário Internacional) e Mestrado em Ensino de Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico - área: Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.Tem interesse pela metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
  • Ediel Azevêdo Guerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL
    Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Associado 4 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Ensino de Matemática e Física-Matemática

Referências

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

DA SILVA, Diogo Pinheiro; GUERRA, Ediel Azevêdo. A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 40–51, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2346. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2346.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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