A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5513

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Ciência da Computação, educação superior, ensino remoto, jogos computacionais

Resumo

Pesquisas recentes constatam a importância de os estudantes desenvolverem o seu papel de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar contribuições da proposição e resolução de problemas como concepções de ensino a fim de proporcionar aos estudantes do Ensino Superior que estes sejam ativos no desenvolvimento da sua aprendizagem em Matemática ao propor e resolver problemas associados ao conteúdo de análise combinatória. A investigação ocorreu durante o primeiro semestre de 2021, desenvolvida com 56 estudantes matriculados em duas turmas de bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina, Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica, sendo os dados de natureza qualitativa-quantitativa e, no que diz respeito aos procedimentos adotados, constitui-se como uma investigação-ação, na qual o registro de dados foi realizado por meio de diário de campo, registro de documentos e gravações audiovisuais. Como resultados obtidos, constatou-se que as concepções de ensino de Matemática adotadas permitiram desenvolver habilidades associadas à aprendizagem matemática, bem como a outras habilidades específicas relacionadas ao contexto de formação profissional dos próprios estudantes. Entretanto, a pesquisa apresentou possibilidades de ensino e de aprendizagem de Matemática a serem investigadas em futuras pesquisas e práticas de ensino, indo além do desenvolvimento exclusivo do pensamento matemático associado ao conteúdo abordado ao permitir que os estudantes tragam para a sala de aula as suas próprias habilidades e conhecimentos, oriundos de suas vivências e contextos pessoais.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática

Como Citar

GIESELER, Leonardo Cristiano; SCHNEIDER, Bruno; POSSAMAI, Janaína Poffo; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 7, n. especial, p. e4004, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5513. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5513.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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