A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5513Palavras-chave:
Análise Combinatória, Ciência da Computação, educação superior, ensino remoto, jogos computacionaisResumo
Pesquisas recentes constatam a importância de os estudantes desenvolverem o seu papel de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar contribuições da proposição e resolução de problemas como concepções de ensino a fim de proporcionar aos estudantes do Ensino Superior que estes sejam ativos no desenvolvimento da sua aprendizagem em Matemática ao propor e resolver problemas associados ao conteúdo de análise combinatória. A investigação ocorreu durante o primeiro semestre de 2021, desenvolvida com 56 estudantes matriculados em duas turmas de bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina, Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica, sendo os dados de natureza qualitativa-quantitativa e, no que diz respeito aos procedimentos adotados, constitui-se como uma investigação-ação, na qual o registro de dados foi realizado por meio de diário de campo, registro de documentos e gravações audiovisuais. Como resultados obtidos, constatou-se que as concepções de ensino de Matemática adotadas permitiram desenvolver habilidades associadas à aprendizagem matemática, bem como a outras habilidades específicas relacionadas ao contexto de formação profissional dos próprios estudantes. Entretanto, a pesquisa apresentou possibilidades de ensino e de aprendizagem de Matemática a serem investigadas em futuras pesquisas e práticas de ensino, indo além do desenvolvimento exclusivo do pensamento matemático associado ao conteúdo abordado ao permitir que os estudantes tragam para a sala de aula as suas próprias habilidades e conhecimentos, oriundos de suas vivências e contextos pessoais.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.
ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N. S. G. Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-23, 14 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.24116/emd.e202013.
CAI, J.; HWANG, S. A Perspective for Examining the Link between Problem Posing and Problem Solving. International Group for the Psychology of Mathematics Education, Paderborn, v. 3, p. 103-110, 2003. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED501014.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
CAI, J.; HWANG, S. Learning to teach through mathematical problem posing: Theoretical considerations, methodology, and directions for future research. Elsevier: International Journal of Educational Research, [s. l.], v. 102, p. 101391, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.01.001.
CAI, J.; JIANG, C. An Analysis of Problem-Posing Tasks in Chinese and US Elementary Mathematics Textbooks. International Journal of Science and Mathematics Education, [s. l.], v. 15, p. 1521-1540, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-016-9758-2.
CAI, J.; MOYER, J. C.; WANG, N.; HWANG, S.; NIE, B.; GARBER, T. Mathematical problem posing as a measure of curricular effect on students' learning. Educational Studies in Mathematics, [s. l.], v. 83, n. 1, p. 57-69, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-012-9429-3.
CARPES, P. P. G.; CARPES, C. Q. Criar e resolver problemas: habilidades para serem mobilizadas com licenciandos em Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 6, n. 2, p. e2008, 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4224.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1985.
DUARTE, E. M. O desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva da formulação de problemas e a aprendizagem no ensino superior. Orientadora: Norma Suely Gomes Allevato. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.
ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, J. I. (org.). A Solução de Problemas: Aprender a Resolver Problemas e resolver para Aprender. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010.
MASOLA, W. J.; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem Matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p64-74.
MORGADO, A. C. O.; CARVALHO, J. B. P.; CARVALHO, B. C. P.; FERNANDEZ, P. Análise combinatória e probabilidade. Rio de Janeiro, RJ: Graftex, 1991.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.
ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, n. 38, p. 105-119, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119.
SCHOENFELD, A. H. Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense-making in mathematics. In: GROUWS, D. A. Handbook for Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: MacMillan, 1992.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: Trafton, P. R.; Shulte, A. P. New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989.
SILVER, E. A. Problem-posing research in mathematics education: looking back, looking around, and looking ahead. Educational Studies in Mathematics, [s. l.], v. 83, p. 157-162, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-013-9477-3.
SINGER, F. M., ELLERTON, N.; CAI, J. Problem-posing research in mathematics education: new questions and directions. Educational Studies in Mathematics, [s. l.], v. 83, p. 1-7, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-013-9478-2.
SINGER, F. M.; ELLERTON, N. F.; CAI, J. Mathematical Problem Posing: From Research to Effective Practice. New York: Springer, 2015.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.