A docência nos anos iniciais através da Resolução de Problemas: da formação de professores à implementação de uma aula sobre frações unitárias
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5512Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, formação docente, estudos de aulaResumo
Este trabalho apresenta uma implementação de aula no 5° ano do Ensino Fundamental, inspirada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e desenvolvida durante uma formação de professores. Tem-se, como objetivo, analisar como o desenvolvimento de uma formação continuada de professores, em um ambiente on-line, fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o ensino de Matemática. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa e os principais procedimentos foram a observação participante e a análise documental das produções das professoras participantes. Os dados foram construídos a partir de uma formação oferecida a nove professoras do 5° ano do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, foi analisado o plano de aula elaborado por uma das duplas participantes na atividade de formação, bem como a implementação da referida aula. A metodologia de formação de professores foi o Estudo de Aula, adaptado para o ambiente on-line. Observamos, pela análise do trabalho, um movimento de constituição de diferentes conhecimentos que compõem o conhecimento profissional docente ao planejarem e implementarem a aula fundamentada na Resolução de Problemas. O objetivo das professoras foi atingido, no sentido de promover a compreensão matemática sobre frações unitárias, com ações centradas nos alunos. O relato das professoras sugere que a implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas foi satisfatória, uma vez que promoveu a construção de conhecimento pelos alunos no decurso da resolução e [...].
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