A docência nos anos iniciais através da Resolução de Problemas: da formação de professores à implementação de uma aula sobre frações unitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5512

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, formação docente, estudos de aula

Resumo

Este trabalho apresenta uma implementação de aula no 5° ano do Ensino Fundamental, inspirada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e desenvolvida durante uma formação de professores. Tem-se, como objetivo, analisar como o desenvolvimento de uma formação continuada de professores, em um ambiente on-line, fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o ensino de Matemática. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa e os principais procedimentos foram a observação participante e a análise documental das produções das professoras participantes. Os dados foram construídos a partir de uma formação oferecida a nove professoras do 5° ano do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, foi analisado o plano de aula elaborado por uma das duplas participantes na atividade de formação, bem como a implementação da referida aula. A metodologia de formação de professores foi o Estudo de Aula, adaptado para o ambiente on-line. Observamos, pela análise do trabalho, um movimento de constituição de diferentes conhecimentos que compõem o conhecimento profissional docente ao planejarem e implementarem a aula fundamentada na Resolução de Problemas. O objetivo das professoras foi atingido, no sentido de promover a compreensão matemática sobre frações unitárias, com ações centradas nos alunos. O relato das professoras sugere que a implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas foi satisfatória, uma vez que promoveu a construção de conhecimento pelos alunos no decurso da resolução e [...].

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Biografia do Autor

Fábio Vieira Abrão, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Cerqueira César, SP, Brasil

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

ABRÃO, F. V.; ALLEVATO, N. S. G. A docência nos anos iniciais através da Resolução de Problemas: da formação de professores à implementação de uma aula sobre frações unitárias. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. especial, p. e4003, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5512. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5512. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática