Resolução de problemas em Educação Matemática e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5485

Palavras-chave:

criatividade, pensamento matemático, tarefas intelectualmente exigentes, pensamento criativo

Resumo

Neste artigo buscou-se explorar a relação entre resolução de problemas em Educação Matemática e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior. Para tanto, conceituou-se o que são habilidades de pensamento de ordem superior e como elas podem ser desenvolvidas nas aulas de Matemática a partir da abordagem da resolução de problemas. Para ilustrar como o trabalho com resolução de problemas pode colaborar para com o desenvolvimento dessas habilidades foram apresentadas duas situações propostas e realizadas no âmbito da sala de aula. Trata-se de dados de pesquisas realizadas com alunos de sexto e oitavo anos do Ensino Fundamental, que utilizaram a resolução de problemas como estratégia de aprendizagem. O artigo é um estudo qualitativo, de natureza descritiva/interpretativa, que utilizou procedimentos de Análise Textual Discursiva no tratamento dos dados, que consistem na resolução escrita (e/ou desenhada) dos problemas propostos aos alunos. Evidenciou-se que a resolução de problemas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior, como a conversão de registros (escritos-visuais), a comparação de diferentes afirmações, a elaboração de justificativas e provas, a comunicação matemática e o desenvolvimento do pensamento criativo, e que o tipo de problema a ser trabalhado é um fator que pode contribuir decisivamente para o sucesso da proposta.

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática

Como Citar

VIEIRA, Gilberto; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Resolução de problemas em Educação Matemática e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 7, n. especial, p. e4001, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5485. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5485.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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