Resolução de problemas: algumas intervenções pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1172Palavras-chave:
Problema Matemático, Resolução de Problemas, Problemas DesafiadoresResumo
A caracterização de um problema matemático deve se realizar previamente à escolha de uma metodologia que trate da sua resolução. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, "um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado" (BRASIL, 1998, p. 41). Essa sequência de ações, necessária para se obter o resultado de um problema, de acordo com o método dos quatro passos de Polya (1995), consiste em compreender o problema, planejar a resolução, executar este plano e verificar o resultado. É importante observar que não basta ao professor propor problemas, faz-se necessário que ele proponha problemas que sejam desafiadores aos estudantes, e cuja solução não lhes esteja disponível de início, pois "o que é problema para um aluno pode não ser para outro, por exemplo, em função dos conhecimentos de que dispõe" (BRASIL, 1998, p. 41). Visa-se, desta maneira, estimular a vontade e direcionar a atenção do aluno à tarefa de resolver problemas desafiadores. Conduzir o processo de resolução, usando o método de Polya, como o de descrição dos passos da resolução dos problemas, primeiro conversando, discutindo, dramatizando, depois fazendo anotações, com o objetivo de criar memória visual ao pensamento, até que se construa uma estrutura, uma formalização, de acordo com o nível de ensino dos estudantes, é uma forma eficaz de desenvolver o processo de resolução de problemas matemáticos escolares.
Downloads
Referências
FURLAN, M. MATIDA: Tempo e espaço de atenção no olhar-experiência de uma professora. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/34769>. Acesso em: 08 ago. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.