Ensino-aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: análise do processo de resolução de problemas de licenciandos em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5490Palavras-chave:
problema como ponto de partida, solução de problemas, dificuldadesResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de Resolução de Problemas de licenciandos em formação inicial no contexto formativo do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, tratamos da abordagem do EAMvRP com 18 licenciandos de uma universidade pública do norte do Paraná. As aulas foram gravadas e transcritas e, junto com as resoluções realizadas pelos licenciandos, foram analisadas qualitativamente de forma descritiva. A análise procedeu por meio de uma sintetização das etapas de Resolução de Problemas de Proença (2018). Os principais resultados revelam que na etapa de representação, compreender adequadamente os conhecimentos semânticos, linguísticos e esquemáticos favorecem a identificação de informações supérfluas ao problema. Percebemos que na etapa de planejamento, a utilização da simbologia matemática colaborou para justificar a resolução dos grupos. Na etapa de execução, todos os grupos apresentaram ter um tipo de mente viso-pictórico quando utilizaram de desenhos para desenvolver suas resoluções. Por fim, na última etapa – monitoramento –, identificamos que apenas uma das quatro resoluções que foram analisadas desenvolveu esta etapa de forma satisfatória apresentando uma resposta final ao problema. Assim, podemos concluir que ao se desenvolver o EAMvRP levando-se em consideração as etapas de resolução de Proença (2018), o processo se torna muito mais rico, mais interessante, colabora na identificação das possíveis dificuldades dos estudantes e, consequentemente, favorece o desenvolvimento de um ensino de Matemática profícuo.
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