Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Autores

  • Glaucia Maria Bressan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR http://orcid.org/0000-0001-6996-3129
  • Elenice Weber Stiegelmeier Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR http://orcid.org/0000-0002-8834-4937

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3322

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Equações Lineares, Otimização Linear

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glaucia Maria Bressan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR
    Departamento de Matemática
  • Elenice Weber Stiegelmeier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR
    Departamento Acadêmico de Matemática

     

Referências

AZEVEDO, C. G. da. Problemas de Otimização no Ensino Médio. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

FONSECA, M. C. F. R. O sentido matemático do letramento nas práticas sociais. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, edição 64, jul./ago. 2005.

GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. P. L. Otimização combinatória e programação linear. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LACHTERMACHER G. Pesquisa Operacional na tomada de decisões. São paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista. Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 53, p. 955-978, 2015.

LINS, M. P. E.; CALOBA, G. M. Programação Linear: com aplicações em teoria dos jogos e avaliação do desempenho. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ONUCHIC, L. de la R; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

ONUCHIC, L. de la R. A resolução de problemas na Educação Matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico. v. 20, n. 1, p. 88-104, 2013.

ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ROCHA, A. M. Problemas de otimização envolvendo a matemática do Ensino Médio. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, 2013.

SANTOS, V. O.; ALMEIDA, V. L. Matemágica e Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 4, n. 1, p. 147-162, ago. 2018.

SILVA, D. P. da; GUERRA, E. A. A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 3, n. 2, p. 40-51, dez. 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

BRESSAN, Glaucia Maria; STIEGELMEIER, Elenice Weber. Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 5, n. 2, p. 82–95, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3322. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322.. Acesso em: 7 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 325

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)