Equações Diofantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3839Palavras-chave:
Equações Diofantinas Lineares, Teoria dos Números, Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo, apresentamos as Equações Diofantinas Lineares como ferramenta matemática ao alcance dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, dentro de uma análise que compreende os aspectos históricos que embasam a teoria elementar dos números à sua aplicação com um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O presente trabalho está situado no campo da pesquisa empírica com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de sequência didática, intervenção e questionário. As atividades desenvolvidas objetivaram analisar a compreensão manifestada por estudantes do Ensino Médio no que tange a problemas envolvendo duas variáveis e apenas uma equação, com a resolução a partir das Equações Diofantinas Lineares com duas incógnitas. Os resultados indicam que é possível a apropriação dos conceitos propostos no Ensino Médio. Além disso, conclui-se que, apesar das dificuldades, foi possível a compreensão dos conceitos das Equações Diofantinas Lineares pelos estudantes promovendo reflexão e significado dos conteúdos envolvidos.
Downloads
Referências
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Trad.: FIGUEIREDO, M. J. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, cap. 4, p. 193-217.
BRASIL. Casa Civil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão em revisão, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio. Brasília: 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 14 ago. 2019.
BOYER, C. B.; PÉREZ, M. M. História de la matemática. [S.l.]: Edgard Blücher, 1974.
COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é Matemática? Trad.: BRITO, A. da S. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000.
DENZIN, N. K.; LINCOLN,Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad.: NETZ, S. R. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
Eves, H. Introdução à história da matemática. Trad.: DOMINGUES, H. H. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
HEFEZ, A. Elementos de Aritmética. 2. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006.
OBMEP. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2012. Disponivel em: http://www.obmep.org.br/. Acesso em: 25 nov. 2020.
OLIVEIRA, S. B. As Equações Diofantinas Lineares e o livro didático de Matemática para o Ensino Médio. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Trad.: ROCHA, L. de O. da. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.