Equações Diofantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Diego Adriano Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil
  • Arnaldo Silva Brito Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil
  • Valdirene Gomes de Sousa Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3839

Palavras-chave:

Equações Diofantinas Lineares, Teoria dos Números, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, apresentamos as Equações Diofantinas Lineares como ferramenta matemática ao alcance dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, dentro de uma análise que compreende os aspectos históricos que embasam a teoria elementar dos números à sua aplicação com um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O presente trabalho está situado no campo da pesquisa empírica com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de sequência didática, intervenção e questionário. As atividades desenvolvidas objetivaram analisar a compreensão manifestada por estudantes do Ensino Médio no que tange a problemas envolvendo duas variáveis e apenas uma equação, com a resolução a partir das Equações Diofantinas Lineares com duas incógnitas. Os resultados indicam que é possível a apropriação dos conceitos propostos no Ensino Médio. Além disso, conclui-se que, apesar das dificuldades, foi possível a compreensão dos conceitos das Equações Diofantinas Lineares pelos estudantes promovendo reflexão e significado dos conteúdos envolvidos.

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Biografia do Autor

Diego Adriano Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (2014). Possui Especialização em Estatistica pela Universidade Federal do Piaui(2016) e Mestrado pela Universidade Estadual do Piaui(PROFMAT)-2019. Atualmente é Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Maranhão- Campus Timon Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Arnaldo Silva Brito, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1998), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2001), Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí e Coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT na Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização Quase-Convexa, Desigualdade Variacional e Método do Ponto Proximal.

Valdirene Gomes de Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Teresina, PI, Brasil

Licenciada em Pedagogia (UFPI), especialista em Docência do Ensino Superior (FAP), mestre (2010) e doutora (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGed/UFPI). Possui experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Atualmente é Professora Adjunta III com dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UESPI). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e integrante dos Grupos de Pesquisa: Educação matemática: uma abordagem histórico-cultural (GPEMAHC/UNESC-SC) e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT/UNISUL-SC). Orienta alunos da pós-graduação e graduação em atividades relativas à monitoria, projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. As discussões que centram suas pesquisas, em geral, sustentadas pela Teoria Histórico-Cultural e pelos princípios didáticos da Teoria do Ensino Desenvolvimental (Davýdov), estão relacionadas ao modo de organização do ensino e da formação de professores que ensinam Matemática na educação básica.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

ADRIANO SILVA, D.; SILVA BRITO, A.; GOMES DE SOUSA, V. Equações Diofantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2009, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3839. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3839. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática