Equações Diofantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3839Palabras clave:
Equações Diofantinas Lineares, Teoria dos Números, Ensino de MatemáticaResumen
Neste artigo, apresentamos as Equações Diofantinas Lineares como ferramenta matemática ao alcance dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, dentro de uma análise que compreende os aspectos históricos que embasam a teoria elementar dos números à sua aplicação com um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O presente trabalho está situado no campo da pesquisa empírica com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de sequência didática, intervenção e questionário. As atividades desenvolvidas objetivaram analisar a compreensão manifestada por estudantes do Ensino Médio no que tange a problemas envolvendo duas variáveis e apenas uma equação, com a resolução a partir das Equações Diofantinas Lineares com duas incógnitas. Os resultados indicam que é possível a apropriação dos conceitos propostos no Ensino Médio. Além disso, conclui-se que, apesar das dificuldades, foi possível a compreensão dos conceitos das Equações Diofantinas Lineares pelos estudantes promovendo reflexão e significado dos conteúdos envolvidos.
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